O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 74 anos, falou durante uma  entrevista a Leonardo Sakamoto, Marco Britto e Marcos Sérgio Silva, do site UOL sobre a capital baiana, Salvador nunca ter elegido um prefeito negro ou uma prefeita negra.

“Acho, mas acho que todo o momento é o momento de eleger um negro, porque eles têm maioria na cidade. Como eu acho que todo momento é momento de eleger uma mulher, porque elas são maioria” Comentou o ex-presidente.

Lula ainda salientou que é preciso que  mulheres ocupam quatro principais cargos na direção do PT e que é necessario que elas se conscientizarem do tamanho da própria capacidade intelectual e compromisso político para que ocupem cada vez mais cargos de relevância.   “Na hora em que uma mulher descobrir que ela pode votar numa mulher, não porque é mulher, mas porque é inteligente, competente, porque tem compromisso político, vamos eleger mulher. O PT, nos quatro principais cargos de sua direção, são quatro mulheres. Essa é uma novidade política do país. ” afirmou.

Na ocasião, Lula comentou também sobre a necessidade que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem de olhar para a periferia, que está entre o tráfico de drogas e a ação das igrejas evangélicas.  “O que o PT tem que entender é que essas pessoas estão na periferia, oferecendo às pessoas pobres uma saída espiritual. As pessoas estão ilhadas na periferia, sem receber a figura do Estado. E recebem quem? De um lado, o traficante. De outro lado, a Igreja Evangélica, a Igreja Católica”, disse o ex-presidente.