Na nota, o SINPOL lamentou a atitude do deputado, que gravou também um vídeo e postou em suas redes sociais, onde faz duras críticas à atuação da Polícia Civil pela forma como conduziu as investigações e as prisões de cinco policiais militares suspeitos de cometer chacina em Camaragibe, no Grande Recife, em setembro.
O sindicato alertou que o vídeo do Coronel Meira “poderá causar atritos entre às Instituições de Segurança pública de Pernambuco”. E esclareceu que as prisões foram cumpridas pelo próprio Comando da Polícia Militar e por PMs lotados na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social. Sendo que, de acordo com a nota, os policiais civis estavam apenas acompanhando a ação.
“Assim, o Deputado federal Coronel Meira fala como se não conhecesse a integridade das ações para um Cumprimento de Mandado de Prisão, e pode transparecer um discurso com interesse eleitoral nas próximas eleições”. Questionou o SINPOL.
Veja a nota oficial:
O SINPOL vem a público repudiar as desastrosas palavras do Deputado Federal Coronel Meira, que após o cumprimento de mandados de prisão de 5 policiais militares, gravou um vídeo onde faz críticas à atuação da Polícia Civil tanto pelas investigações quanto pelas condições das prisões dos PMs.
Infelizmente o vídeo do Coronel Meira poderá causar atritos entre às Instituições de Segurança pública de Pernambuco. É dever de todos os Poderes de Estado cumprir determinações judiciais e não é permitido às Polícias Civil e Militar qualquer possibilidade de descumprir ordem judicial.
De acordo com a Lei de Abuso de Autoridade, é crime a divulgação de imagens e nomes de conduzidos e presos. O SINPOL sempre buscou, da Secretaria Defesa Social, protocolos de cumprimento de mandados de prisão e principalmente quando a ordem judicial for contra agente de segurança, para não causar acirramento ou proveito eleitoral, como aparenta ser o caso.
No caso das 05 prisões de PMs, 03 (três) dessas prisões foram cumpridas pelo Comando da Polícia Militar, pois eles estavam de serviço e as outras 02 (duas) prisões de PMs de folga foram cumpridas também por PMs lotados na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social, e apenas acompanhada por policiais civis.
Assim, o Deputado federal Coronel Meira fala como se não conhecesse a integridade das ações para um Cumprimento de Mandado de Prisão, e pode transparecer um discurso com interesse eleitoral nas próximas eleições.
Portanto, o SINPOL lamenta que o Deputado federal eleito com um discurso em defesa dos profissionais de segurança pública e com propostas de união entre seus agentes tente colocar policiais civis contra policiais militares. E as palavras do coronel Meira não poderiam ser em pior momento. Pernambuco é um dos estados mais violentos do Brasil, está com o menor efetivo das Polícias Civil e Militar dos últimos anos e temos um dos piores salários de polícia do Brasil.
Toda a Diretoria do SINPOL e os Policiais Civis têm o maior respeito pelos Policiais Militares e espera que uma fala desastrosa do Deputado não interfira no trabalho das Operativas de Segurança dentro do nosso Estado.
Os policiais civis e militares precisam estar unidos, pois a criminalidade não escolhe distintivo ou farda para atacar.
Polícia Unida Jamais Será Vencida.