Opinião
Prováveis adversários em 2026, sobretudo se João Campos (PSB) emplacar a reeleição logo no primeiro turno, o que dará a ele maior musculatura política e eleitoral, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito do Recife travam uma briga surda há mais de um ano pelas redes sociais, especialmente no Instagram, onde se concentra mais formadores de opinião.
No final da eleição do ano passado, a tucana, que disputou e ganhou no segundo turno a eleição para o Governo do Estado, detinha mais que o dobro de seguidores em relação a João. Mas o prefeito montou uma super equipe para administrar suas redes, sabe falar o linguajar dos internautas deste público e ultrapassou a concorrente.
O prefeito, na verdade, virou notícia na mídia nacional como um “case” (referência) de comunicação em razão da sua gestão de excelência de redes sociais. Na disputa com a governadora, em 30 de outubro passado, segundo os levantamentos feitos por quem conhece da área e está acompanhando a guerra, João estava com 50 mil seguidores a menos.
Mas fecha o ano abrindo uma frente de quase 100 mil seguidores, o que não deixa de ser um número fantástico. Até ontem, João alcançou a marca de 980 mil seguidores no Instagram, enquanto Raquel estagnou em 884 mil. Isso não significa, entretanto, transferência automática de votos ou leitores fidelizados.
Mas não deixa de ser uma batalha pitoresca, com reflexos e comentários na mídia que deixam o prefeito muito bem na foto. Pelo menos, nas redes sociais, bom termômetro para debates nada saudáveis, embora ainda com uma predominância de exageradas futilidades, um mar de egos inadministráveis.
O maior entre os prefeitos – O avanço do prefeito recifense pelas redes sociais não é novidade. Segundo levantamento da agência de marketing digital Ativaweb, de agosto passado, ele já era detentor de maior engajamento entre os prefeitos de capitais do Nordeste. O estudo apontou que João Campos com a média de 4,03%, quase o dobro do segundo lugar, Cícero Lucena (PP), de João Pessoa, que obteve 2,03%. Já o último lugar da lista ficou com Bruno Reis (União Brasil) de Salvador, que alcançou 0,56% de engajamento.
Segundo no ranking nacional – João Campos tem cerca de 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais e mídias – 980 mil no Instagram, 118 mil no Facebook, 68,5 mil no TikTok, 36,2 mil no X (ex-Twitter) e 7,6 mil no YouTube. Seu IDP é de 63,7. Na prática, é o segundo mais popular digitalmente entre os prefeitos das 26 capitais, de acordo pesquisa da Quest. O prefeito é superado apenas pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, mas tem quase 10 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Por: Magno Martins