Ex-juiz da Lava Jato vira coach e cobra quase R$3 mil em curso
Marcelo Bretas foi afastado em 2023 por infrações na condução de processos da Lava Jato fluminense
O ex-juiz Marcelo Bretas, responsável por casos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, anunciou em suas redes sociais que está vendendo um curso à moda “coach”, que custa quase R$3 mil, informa o jornalista Lauro Jardim, do Globo. Bretas foi afastado da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em fevereiro de 2023 por infrações na condução de processos da Lava Jato fluminense.
O curso do ex-juiz é chamado de “O Quarto Poder”, e tem uma programação que aborda comunicação, argumentação, posicionamento e gerenciamento de imagem. Segundo Bretas, os alunos conquistam “confiança inabalável, resiliência, clareza de propósito, reconhecimento profissional, oportunidades de crescimento e impacto social”.
Os alunos também ganham um livro autografado pelo ex-juiz (“A Privacidade e o Poder Investigatório”, lançado em 2021) e um certificado que, de acordo com o informado, terá certificação do MEC graças a uma parceria com a Faculdade Anhanguera.
A decisão que afastou Marcelo Bretas da cadeira de juiz analisou três reclamações disciplinares. Um dos pedidos, feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), alegou que o ex-juiz violou deveres de imparcialidade quando negociou penas, orientou advogados e combinou estratégias com o Ministério Público, conforme revelou reportagem da revista Veja.