O deputado Sileno Guedes (PSB) anunciou, nesta quarta-feira (30), que, juntamente com o deputado Rodrigo Farias (PSB), apresentará um requerimento para que a Assembleia Legislativa (Alepe) convoque o presidente da TV Pernambuco, Fúlvio Wagner, a explicar por que a emissora estatal interrompeu o sinal da TV Cultura, da qual é filiada, na noite da última segunda-feira (28). A medida coincidiu com a exibição, para todo o país, do programa Roda Viva, que teve a participação do prefeito do Recife, João Campos (PSB), maior liderança do principal partido de oposição à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).
“A TV Pernambuco, uma emissora estatal, tirou o sinal da TV Cultura, especificamente do programa Roda Viva, da sua transmissão. Um programa pelo qual já passaram brasileiras e brasileiros que têm algo a dizer para o Brasil. Eu não quero imaginar que se criou um aparelho de censura no Palácio do Campo das Princesas. Não quero imaginar que autoridades do Governo de Pernambuco tenham proibido de retransmitir o programa por conta do convidado daquela noite”, afirmou Sileno.
A denúncia foi revelada, mais cedo, por este blog. A TV Pernambuco chegou a emitir nota informando que as interrupções no sinal vêm ocorrendo em dias de transmissão de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, mas não comentou reclamações que teriam chegado à TV Cultura sobre a interrupção de sua programação nacional, em momentos específicos da semana, para o público de Pernambuco, sobretudo de um programa fixo, conceituado e antigo em sua grade, como o Roda Viva.
No fim da tarde, em resposta ao Blog Cenário, a Fundação Padre Anchieta, controladora da TV Cultura, confirmou que tratará sobre a possibilidade de encerrar a parceria com a TV Pernambuco em reunião de sua diretoria na próxima sexta-feira (1º). “Eu me somo a essa iniciativa. É importante trazer o presidente da TV para esclarecer os fatos antidemocráticos que ocorreram aqui em Pernambuco”, afirmou o deputado Rodrigo Farias, em aparte ao deputado Sileno Guedes na tribuna da Alepe.