Acidentes, mortes e abandono em estrada de Petrolina a Casa Nova

Jumento atropelado na pista

Grazzielli Brito – Ação Popular

A população de Casa Nova, Bahia, e do distrito de Santana do Sobrado se queixam da péssima sinalização na BR 235. Desde que começaram as obras para ampliação e revestimento do asfalto, no trecho entre Petrolina e Casa Nova, muitos acidentes aconteceram com vítimas fatais.

Desperdício do dinheiro público

O ex-vereador Marismário da Fonseca (PMDB), popular Mazola, reclama da situação. “Aclamo pela população porque várias vidas foram ceifadas em acidentes no local. Eles colocam o asfalto e não colocam sinalização o que traz transtornos para população. No ultimo domingo, aconteceu acidente gravíssimo em que morreu um rapaz e outro está hospitalizado em situação grave. Não foi só esse, diversos outros acidentes com vitimas fatais já ocorreram”, denuncia e cobra, “a gente espera que, DERBA ou DNIT, a quem for de direito, possa vim resolver essa situação de imediato porque nós que transitamos todos os dias estamos correndo risco de morte”.

Telhado arrebentado

Mesmo a BR sendo federal, a responsabilidade pela manutenção é do Governo da Bahia através do DERBA devido a um determinado acordo. No momento em que a reportagem do Ação Popular se deslocava para o município de Casa Nova na manhã de ontem, flagrou um jumento sendo atropelado por um veiculo. “Quase todos os dias acontece isso. Não existe uma cerca de proteção nas laterais da pista, fiscalização do IBAMA ou da Policia Rodoviária Federal para que os animais sejam apreendidos ou os proprietários penalizados. Nem o município se manifesta quanto a esse absurdo, que por algumas vezes termina ceifando a vida de motoristas e passageiros”, desabafa.

Na balança, a sujeira é geral

Na margem da BR 235, nesse mesmo trecho encontra-se um posto de fiscalização do Estado desativado, e 500 metros de distância existe uma balança de cargas abandonada, totalmente depredada servindo de esconderijo para foragidos da justiça e de sanitário público. “É uma balança de responsabilidade do DNIT, a gente já fez moções aos nossos representantes na assembléia legislativa da Bahia com relação a isso, segundo eles esse posto está desativado por conta de não haver necessidade de funcionamento. O que não é verdade. Ele foi construído há menos de dez anos e está localizado na divisa entre três estados: Bahia, Pernambuco e Piauí, com um fluxo enorme de veículos pesados e também pequenos, sendo que alguns transportam equipamentos de maneira duvidosa”, esclarece Mazola e finaliza fazendo um apelo: “Espero que as autoridades resolvam logo o problema de sinalização na BR 235. Esse é o anseio da população de Casa Nova que já perdeu muito de seus filhos nessa pista”.

A reportagem tentou contato com a direção da residência do DERBA em Casa Nova e não conseguiu. Fica aqui o espaço para as considerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *