Casais encontram alternativas criativas para fugir da rotina do isolamento social

Danila e Neilson gostam de ver fotos antigas juntos

Danila e Neilson gostam de ver fotos antigas juntos Foto: Arquivo pessoal
Luana Santiago

É tempo do amor se reinventar. Juntos ou separados no isolamento social, casais buscam alternativas criativas para escapar da rotina do confinamento e manterem a sintonia.

— Meu namorado fez uma listinha de jogos virtuais para a quarentena. Jogamos “Uno”, “Gartic”, “Ludo king” e “Perguntados” — conta a veterinária Brenda Monteiro, de 23 anos, que namora o estudante Diogo Cabral, de 25, há dois meses: — A quarentena é a melhor decisão para todo mundo, mas nós surtamos quando soubemos que não poderíamos nos ver porque ele mora em Niterói, e eu, no Rio.

Brenda e Diogo cantam e jogam por videochamada
Brenda e Diogo cantam e jogam por videochamada Foto: Arquivo pessoal

Felizmente, o casal traçou uma boa estratégia para matar a saudade um do outro:— Cantamos as sofrências da Marília Mendonça por videochamada (risos).

A música também é uma distração para Agatha Grativol, de 19 anos, e Victor Siqueira, de 32. Enquanto a vida não volta à normalidade, os namorados se empenham na produção de vídeos para o Instagram:

Agatha e Victor produzem vídeos divertidos para o Instagram

Agatha e Victor produzem vídeos divertidos para o Instagram Foto: Arquivo pessoal

— Dublamos canções, dançamos e ele até me maquia para as redes. É uma atividade que consome umas três ou quatro horas do nosso dia — conta a jovem de 19 anos, que ainda vem se arriscando na cozinha com o parceiro: — Procuramos receitas de doces no YouTube e aprendemos juntos.Embora estejam se relacionando há 17 anos, Danila e Neilson Garcia, de 35 e 38 anos respectivamente, também estão descobrindo novas atividades durante a pandemia, como mergulhar nas brincadeiras da filha mais velha, Morena, de 3 anos.

Pais de Moana, de 4 meses, e Morena, de 3 anos, Danila e Neilson brincam com as filhas durante quarentena
Pais de Moana, de 4 meses, e Morena, de 3 anos, Danila e Neilson brincam com as filhas durante quarentena Foto: Arquivo pessoal

— Outro dia, a creche dela passou um exercício com o escorredor de macarrão e acabou que meu marido e eu nos divertimos mais do que ela (risos) — explica Danila.Apesar de as crianças ocuparem boa parte de seu tempo, eles ainda conseguem, claro, um momento a sós.

— Aproveitamos a soneca das meninas na parte da tarde para maratonar a série “Brooklyn 99” — conta ela, que partilha outra distração, desta vez mais íntima, com o parceiro:

— Adoramos ver álbuns de fotos antigas e imaginar qual amigos estaríamos visitando.

Conselhos para evitar conflitos

Para a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins, respeitar a individualidade do parceiro é fundamental para manter o relacionamento saudável durante a quarentena.

—É o mais importante. Não se meter nos assuntos da família do outro, deixar o parceiro conversar com outras pessoas… — explica a especialista, que ainda recomenda a divisão igualitária das tarefas domésticas para casais juntos no isolamento: — É preciso entender que é um momento de crise e que isso vai passar. Vale conversar e definir o que cada um deve fazer em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *