Cidadão de Petrolina relata drama em posto de saúde com seu pai doente; ouça áudio

Da Redação

Morador do Bairro Dom Avelar levou seu pai à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom Avelar, em Petrolina, no mês de junho e o médico atestou virose, receitando dipirona, só que após teste deu positivo para covid-19. O pai estava apresentando sintomas típicos do covid-19 desde o dia 23 daquele mês.

A grave denúncia foi apresentada ao comunicador Cláudio Farias

Por volta do dia 24, ele foi levado ao posto de saúde do mesmo bairro, relatou a situação, e o médico sequer levantou a hipótese de covid-19, apenas disse que seria uma virose, passou paracetamol e um xarope e liberou.
Após 5 dias, com a piora dos sintomas, apresentando mais tosse e febre, “meu pai vai ao mesmo posto de saúde e é atendido pelo mesmo profissional. Que simplesmente diz que ele está com uma virose, passou um xarope e dipirona. A diferença é que dessa vez passou um exames simples de sangue (hemograma), para ser realizado no dia de hoje (07). […] Vendo que a conduta do médico não estava adequada, fui no laboratório Cedila fazer o teste rápido e “surpresa”: ele está com covid-19″, denunciou o filho Josemário Nunes durante entrevista ao programa de Claudio Farias/Ponte FM.

Ouça aqui a denuncia de Josemário Nunes

“O Dom Avelar é um dos bairros mais afetados. Vendo a atitude de profissional desse do posto de saúde, dá pra perceber que a tendência é aumentar os casos, uma vez que sintomas típicos do covid devem ser observados pelos profissionais de saúde para que, no mínimo, orientações sejam passadas aos pacientes a fim não apenas de tranquilizá-los sobre a importância do isolamento e sobre os sintomas ‘alarme’ que o fariam procurar um serviço de urgência/emergência, mas também para que diminua a chance de transmissão deste para os demais, medida imprescindível para segurança de todos”, ressaltou.

Fonte: Cláudio Farias/Rádio Ponte FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *