Conselho realiza posse da nova presidência e homologação dos agricultores inscritos no Garantia Safra 2019/2020

Foi realizada nesta quarta-feira (16), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) que teve como pauta a posse da nova presidente, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Elayne Borges, do vice-presidente, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) Ismael Carlos Barbosa de Jesus, bem como a homologação dos agricultores inscritos no programa Garantia Safra 2019/2020.

Elayne Borges falou da satisfação em assumir mais um desafio em prol da comunidade juazeirense. “Estou honrada em presidir este importante órgão que tem contribuído para o desenvolvimento de Juazeiro. Pretendemos buscar o fortalecimento participativo, em que se pratique a gestão compartilhada de um processo de desenvolvimento a partir da nossa realidade. A nossa finalidade é orientar e deliberar as políticas de desenvolvimento sustentável no município”, declarou.

Após a posse, os conselheiros presentes analisaram os nomes dos agricultores inscritos no programa Garantia Safra 2019/2020 e aprovaram por unanimidade. “Foram 2.781 agricultores inscritos na atual safra. Todos os agricultores tiveram que passar pelas etapas de inscrição, independente se já participaram ou não do programa. Analisamos todos os nomes e os critérios estabelecidos foram cumpridos”, informou o representante do Bahiater, Carlos Tadeu dos Santos Guedes.

Vale ressaltar, que para aderir ao programa Garantia Safra, o agricultor deve cultivar em áreas não irrigadas de milho, feijão e mandioca, possuir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) do grupo B e não ter renda familiar anual acima de um salário e meio. Além disso, é proibida a adesão de mais de um membro da mesma família. “Após a homologação dos inscritos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por intermédio da ADEAP, fiscalizará as propriedades dos agricultores para comprovar se houve o plantio”, explicou Carlos Tadeu.

Além da ADEAP e dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e do Bahiater, também participaram da reunião representantes do CETEP – SF, Banco do Nordeste, Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro (SPRJ), IRPAA e Comitê das Associações de Massaroca.

Lene Radina/Ascom ADEAP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *