Criadores de animais e açougueiros revoltados prometem fechar a BR 235, em Casa Nova

Na frente do mercado, a revolta dos açougueiros

Grazzielli Brito – Ação Popular

Devido ao fechamento do Matadouro de Casa Nova, Bahia, os açougueiros do Mercado de Carnes resolveram paralisar as atividades no local, na manhã de ontem (04). Aglomerados no portão do Mercado o clima era tenso, açougueiros, marchantes, ‘fateiras’ e criadores estavam revoltados com a impossibilidade de trabalhar e prometem fechar, também, a BR 235, que corta o município, no dia de hoje (05). O INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) foi o responsável pelo fechamento, por questões de licença ambiental.

Ainda que hostis e sem querer dar declarações à imprensa, os marchantes alegaram que o fechamento do matadouro de Casa Nova seria para beneficiar um matadouro privado de Juazeiro,  na medida que terão que abater os animais nesta cidade, tendo que transportar exclusivamente em solo baiano, já que se for por Petrolina os animais serão impedidos de entrar na Bahia.

Prejuízo para muitas famílias

As informações obtidas, no local, de açougueiros que preferem não se identificar é que, desde 2001, existe essa ameaça de interdição e que os prefeitos anteriores assinaram seguidas vezes Termos de Ajuste de Conduta e não cumpriram. “Esse prefeito novo tem até boa vontade com a gente, mas nem deram tempo a ele. Em três meses, queriam que ele fizesse o que em 10 anos os outros não fizeram. Eles não poderiam ter fechado assim”, disse um dos marchantes.

Muita gente prejudicada garantiu que não vai deixar por menos. O prejuízo é grande para muita gente. Nos restaurantes já deixam de servir muitos pratos pela falta de carne. “Nós estamos organizando um movimento maior em que vamos fechar a estrada, aqui, e não vai passar nada, nem carro forte”, gritou um dos revoltados. Os órgãos responsáveis devem dar uma atenção especial a essa questão do Matadouro em Casa Nova, porque os ânimos estão exaltados.

Nenhum animal no matadouro desativado

Procurado pela nossa reportagem o prefeito Wilson Cota disse que está fazendo ‘das tripas coração’ para reabrir o matadouro. “Já estou conversando com os deputados, pedindo emenda para construir um novo matadouro. Eu não tinha conhecimento da questão porque não houve transição de governo. Fiquei chateado com tudo isso e estou fazendo de tudo pra resolver. O que os marchantes falam é que tem um matadouro privado em Juazeiro que fica denunciando os outros, interessado que o animal vá para lá”.

O prefeito pediu empenho dos órgãos estaduais. “Eles estão colocando dificuldade. A obrigação de garantir o matadouro é do estado e de dar licença ambiental também, mas eles não facilitam. O que espero é que eles (INEMA) liberem esse matadouro até a construção de um novo, porque não acredito que eles deem licença para esse que está na beira do Rio”.

Estrutura abandonada

Sobre a manifestação, Cota disse entender a situação das pessoas que estão revoltadas. “O pessoal quer fazer manifestação porque eles precisam ganhar o pão de cada dia. Não sou contra, é um direito que eles têm. Infelizmente é uma bomba que estourou em minha mão”, finalizou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *