Durante live, Tiziu discute projeto para educação em Sobradinho

Da Redação

Foi realizado no último final de semana mais uma live do pré-candidato a prefeito pelo município de Sobradinho,  Ademilson Santos, o popular Tiziu (PT). Desta vez, teve como pauta do Plano de Governo Participativo Digital (PGP), a educação, fazendo parte do debate o secretário estadual de educação, Jerônimo Rodrigues, o professor graduado da Uneb/Campus III, Josemar da Silva Martins, o popular Pinzoh, os professores Aparecida Nunes e Kleyton Guater.

Jerônimo Rodrigues

Para o secretário Jerônimo, “neste momento de pandemia, a missão não é fácil, pois peço à Deus que te dê muita força Tiziu. Você que nunca colocou o carro na garagem, percorreu por um tempo a Bahia, e agora retorna à sua terra natal, Sobradinho. Todos sabem que você não perdeu as raízes com sua terra quando esteve trabalhando para o governo do estado dando sua contribuição”, destacou.

Ele reconheceu que Tiziu é hoje uma pessoa preparada para administrar o município. “Você correu muito para aprender a parte de gestão. Hoje você está preparado para realizar esse projeto conversando, pacificando, construindo uma agenda positiva que aglomere pessoas que pensem pelo bem de Sobradinho”. “A educação se constrói com mão de obra, com sabedoria. Ela precisa do estado e da união. Neste projeto, tem que incluir a sociedade, tem que haver um regime de colaboração entre município, universidades publicas e privadas, juntamente com o sindicato. (…) Em programa de governo cabe prioridades, incluindo creches de alfabetização, e ainda a escola estando contextualizada com a realidade de Sobradinho, suas demandas, com seu povo se relacionando com o mundo […) Tem que haver democracia nas escolas com o envolvimentos das famílias. O processo de eleição para a escolha de diretor é outro processo de democracia que tem que ser aperfeiçoado; em 4 anos de aprendizado não existe mágica.”

Cida Nunes

A professora de educação básica do município de Sobradinho e mestrada em meio ambiente, militante histórica do PT, Aparecida Nunes (Cida) abordou sobre a participação coletiva nas unidades de ensino. “O meu trabalho é balizado na ideologia de Paulo Freire por ser nosso grande patrono, e agora temos outro grande nome que é Anísio Teixeira.  Pois nesse caminho, os alunos pensam em seu meio de escolaridade, no seu cotidiano e na participação coletiva, adquirindo conhecimento e tornando protagonistas. Para isso, é necessário projetos pedagógicos, científicos provocando esses meninos à pensarem”.

Ele afirmou que a experiência adquerida através da educação de alternância, inclusive com a inclusão dos ensinamentos do campo, sejam o mecanismo à ser implantados em uma nova ordem administrativa. “Com a ajuda do governo estadual haverá condições de fazer uma administração boa a partir do primeiro ano”.

Professor Pinzoh

Para o professor Pinzoh, a educação em Sobradinho a partir de 2021 deverá ser a prioridade do governo. “O município pode remanejar o orçamento para além do piso chegando em direção ao teto. É necessário em todo governo valorizar os professores. A pessoa quando assumem o poder tem que ter um pouco de cautela. Isso é ruim porque não se constrói mudando o que o antecessor fez […] Nas trocas de cargos, devido ao jogo político, tem que se evitar que a educação seja consumida, a educação é um espaço político, mas não poderia ser de politicagem, servindo de moeda de troca. Você como prefeito tem que ouvir os sujeitos da educação, inclusive os professores, pais, alunos e a comunidade. Tem que cuidar do educador porque é ele quem cuida e educa o aluno […] Eu fiz campanha pela emancipação política de Sobradinho, fui às ruas na época e acompanhei a criação da Escola Família Agrícola e ensinei alguns alunos durante um tempo, e com isso temos experiencia inovadoras que devem juntar a este planejamento. A mudança tem que ser feita com planejamento, criar etapas para que as pessoas possam entender o que é importante mantendo salários em dia, merenda, alunos indo para escolas, transporte escolar funcionando bem, instalações em boas condições, etc. Garantindo isso já é um bocado de coisa, mas lembre que em 4 anos não se pode fazer tudo. A gestão participativa já é uma coisa boa. Então nesse contexto, a Universidade Estadual da Bahia se oferece à contribuir”.

Professor Kleyton Guater

O Professor Kleyton propôs melhores condições de acesso dos alunos aos cursos de terceiro grau. ” Temos que dá condições de acesso aos alunos dos períodos matutinos e vespertinos à instituições públicas e privadas que existem nas cidades de Juazeiro e Petrolina. Quando fiz o curso de mestrado, dependi de uma bolsa de graça que um colega me levou para Juazeiro. Outra proposta é a instalação de uma extensão de faculdade em nossa cidade para que estudantes de famílias carentes possam ter acesso. Isso vai melhorar o movimento de nossa economia, mas para isso o município tem que abrir convênios com órgãos do governo, havendo ainda a sua contrapartida”. Ele ainda propôs o incentivo à cultura e outras atividades a exemplo do resgate sobre a história do povo de Sobradinho.

Pré-candidato a prefeito Tiziu

No final o pré-candidato a prefeito Tiziu agradeceu a presença de todos, e ainda mandou uma abraço para o militante do PCdoB, Professor Ariovaldo que estava aniversariando. Ele lembrou quando criança das dificuldades que enfrentou para ter acesso à sala de aula. “Educação é um patrimônio muito caro, principalmente pela minha história de vida. Eu comecei à estudar com quase 10 anos de idade, naquela época as oportunidades eram diferentes de hoje porque na comunidade de Poço do Juá não tinha escola. Minha mãe foi minha primeira professora. Ela estudou até a 3ª série, nos deu aula até a 4ª série. O professor vinha de Juazeiro durante 3 meses para nos ensinar. Na Escola Fazenda Agrícola, eu ia de bicicleta, perfazia até 46 km, e as vezes com mochilas nas costas, com meu pai trazendo minha irmã na garupa da bicicleta”.

“Eu ainda estudei na Escola Agrotécnica de Juazeiro onde aprendi também a me virar, assim como também no IRPAA quando aprendi as prática do campo à cozinhar e a lavar. No entanto, é desse meio que eu venho. Fui aluno de Pinzoh na Uneb no curso de comunicação. A educação é uma das prioridades de nosso governo a partir de janeiro de 2021 […] Queremos iniciar o ano comprando 50% dos produtos da agricultura familiar; vamos valorizar os professores; pretendemos fazer parcerias com as universidades, com o governo do estado e os IFs. O que falta em Sobradinho são oportunidades. Este debate não é do PT e nem da oposição, ele é de quem quer uma Sobradinho melhor”, concluiu Tiziu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *