Em nota enviada ao AP, Academia Brasileira de Letras, Artes e Ciências da Caatinga de Uauá lamenta morte de Zé de Auto

Nota de Pesar

A Academia Brasileira de Letras, Artes e Ciências da Caatinga (ABLACC), vem a público manifestar seu profundo pesar pelo falecimento do mestre Zé de Auto, ocorrido nesta manhã do dia 20 de março de 2025. Em meio à dor da despedida, estendemos nossas mais sinceras condolências aos colegas e amigos, em especial aos integrantes de toda a família do saudoso Auto Barbosa e à memória de Vicente José Barbosa, cujos legados se entrelaçam à história cultural da Terra dos Vagalumes.

Zé de Auto, consagrou-se como guardião das tradições do São João de Uauá, elevando a identidade uauaense por meio de sua dedicação às festividades juninas. Sua obra, integrando o Grupo Tradição, preservou ritos ancestrais, e transformou-os em ponte entre gerações, garantindo que a chama da cultura popular siga acesa na Família Barbosa e em todas as famílias uauaenses.

Hoje, a Caatinga chora a partida de um de seus mais ilustres filhos. Que sua jornada além seja tão luminosa quanto o legado que deixa em nossa terra. Descanse em paz, mestre Zé de Auto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *