Ex-prefeito Odacy Amorim prestigia inauguração das novas instalações do Hospital Regional. Ele lamentou a situação da saúde pública municipal em Petrolina

Redação

OUÇA AQUI A ENTREVISTA DE ODACY AMORIM

A reportagem do AP manteve contato com o ex-prefeito do município de Petrolina, Odacy Amorim (PT) que parabenizou a decisão do Governo do Estado da Bahia por investir na saúde do Vale do São Francisco. O ex-prefeito prestigiou a solenidade de inauguração das novas instalações do Hospital Regional. Quem também estava acompanhando a solenidade foi a ex-secretária municipal de saúde seu governo, Dra. Graça Carvalho.

 “Estou muito feliz porque esta obra é uma das mais importantes para o Vale do São Francisco. Esta ação do governo Jerônimo Rodrigues é para cuidar de gente. Estou vendo obras futuristas e estruturantes  como viadutos, estradas, educação e saúde. Tudo isso é bacana”.

Odacy  lembrou do momento como prefeito de Petrolina contou com a experiência da ex-secretária de saúde, Graça Carvalho quando executaram inúmeras ações em prol do povo da cidade e região. “Eu e Graça Carvalho inauguramos o Hospital de Traumas, transformamos o Dom Malan no hospital de mulheres e de crianças na materna infantil. Nós  abrimos o hospital de pronto atendimento, e depois que deixamos o governo, quem veio depois se livrou dos hospitais, fechou o José e Maria”, disse.

Mas nem tudo foi sombra e água fresca para a população de Petrolina na saúde municipal depois que Odacy deixou a cadeira de prefeito. “O governo do estado de Pernambuco terminou assumindo a UPA, o Hospital Dom Malan, mas tinha a maternidade municipal de Juazeiro nascendo muita criança. Petrolina passou a não ter nada da prefeitura. […] Esta obra me cativou porque ela é uma obra que vai cuidar de gente, muitas crianças morrem às vezes por passar da hora”.

O ex-prefeito lembrou de um fato lamentável referente ao descaso na saúde de Petrolina. “Esta semana, uma pessoa me ligou e eu entrei em contato com o Dom Malan porque uma criança estava na barriga da mãe e engoliu fezes por passar da hora de nascer”.

No mesmo dia que Odacy estava prestigiando a inauguração do Hospital Regional pela governador Jerônimo Rodrigues, ele se deparou com dois pacientes da cidade de Petrolina que pediram ajuda. “Encontrei um cidadão com ferro no olho. Eu pedir para que o mesmo fosse levado para o Hospital de Traumas. Liguei para uma secretária do município de Petrolina para saber se o hospital da prefeitura tem especialista de plantão, ela disse que não tinha. Petrolina e Juazeiro precisam andar de mãos dadas com cada um fazendo a sua parte, mas Petrolina não tem feito, e isso não é de agora, desde que nós saímos da prefeitura, eles se livraram dos hospitais, acabaram a urgência e emergência da área de oftalmologia do município”.

Além do rapaz com ferro no olho a procura de atendimento em Juazeiro, Odacy encontrou mais outro paciente. “Uma mulher com câncer que mora em um bairro de Petrolina.  Ela estava passando mal com um exame marcado para dezembro. Ela estava com crise de hipoglicemia, câncer do útero”.

Durante a última campanha política, o candidato a prefeito Odacy Amorim abordou nos palanques e no horário político eleitoral os problemas da saúde, mesmo assim, o eleitor, na sua maioria, não deu atenção. “Há tempo que o município Petrolina não tem cuidado das pessoas como deveria, eu disse isso na campanha. É uma pena que o eleitor de Petrolina trocou uma necessidade imediata por uma necessidade outra.”

Ele lamentou a briga política entre o grupo Bezerra Coelho e o governo Raquel Lyra. “Petrolina tem grandes obras, coisas boas, mas essa questão da prefeitura viver inimiga do governo do Estado, não é legal. Eu acho que deve ter união, passou a eleição, tem que buscar os recursos, tem que fazer acontecer.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *