Ex-secretário diz que foi usado por grupo político

Roberto Gama

Da Redação

O ex-secretário e advogado do município de Canudos, sertão baiano, Roberto Gama, em entrevista ao Ação Popular disse que foi usado pelo atual grupo político liderado por Arcenio Almeida Gonçalves Neto (PRB), conhecido popularmente como Senoca. Com a decisão do grupo por ter sido preterido, Roberto diz que não se sente traído pelo grupo e sim pelas 12 pessoas que estavam presente na reunião que iria decidir a sua candidatura como vice na coligação de Senoca.

Questionado sobre que o motivou romper politicamente com o atual gestor, ele fez os seguintes esclarecimentos: “Eu já fazia esse trabalho da política há 27 anos no grupo e nas últimas 3 eleições eu já vinha sendo contado para compor a chapa de vice-prefeito, nessa última eleição eu me preparei para ser o vice de Senoca e no dia 7 de junho ele me disse que eu teria que sair da secretaria de educação para assumir o cargo de vice, como eu iria assumir a vice-prefeitura eu me ausentei no dia 1 de junho, no dia 23 de junho Senoca foi à minha casa e disse que eu era o candidato aí fechamos tudo, na ocasião ele ainda agradeceu o apoiou que eu dei a ele, como estava tudo certo no turno da tarde fui conversar com o irmão dele que reside na cidade de Euclides da Cunha para comunicar que eu iria ser o companheiro de chapa, no dia seguinte houve uma reunião com os lideres de grupo e vereadores e os mesmo fizeram um complô para me descaracterizar, não me sinto traído pelo grupo e nem pelas pessoas e sim pelas 12 pessoas que estavam presente na reunião, até o dia anterior eu era o cara e no outro a coisa mudou”, desabafou.

Rompimentos e adesões – Devido ao complô político, Gama diz que rompeu e decidiu apoiar o candidato Genário Rabelo de Alcântara Neto, o popular Geo. “Eu me preparei para isso e estou preparado para ajudar Geo, inclusive estou na coordenação da campanha e vim trazer a minha experiência política para esse grupo, pois acreditamos em uma nova proposta para desenvolver esse município. E não foi somente eu que rompi, é uma infinidade de pessoas, as adesões estão sendo diariamente e de lideranças. Estão fazendo parte do novo grupo hoje o comerciante Rosemblag que fez a diferença aqui no povoado de Bendegó nas eleições passada, Joanilson, além do vice-prefeito Washington Rocha. Todas essas pessoas ficaram decepcionadas com a maneira de tratar administrar o município”.

Na ocasião, o ex-secretário enalteceu o candidato Geo. “Ele é um cara novo e que está abraçando todas as lideranças que estão vindo para a sua campanha, o grupo está crescendo e acreditamos que ele vai fazer uma boa administração. Canudos em 27 anos somente 2 prefeitos administraram o município, portanto precisa de novas cabeças”. Por outro lado, ele teceu algumas críticas contra Senoca. “A candidatura de Senoca foi cassada e ele continua dizendo que é candidato e todos sabem que ele não é candidato, mas estamos divulgando que ele não é candidato, a intenção dele é colocar um laranja faltando 72h para eleições, mas não vamos deixar isso acontecer. Temos um projeto da UNEB e que os gestores públicos têm a UNEB como um problema, temos aqui o memorial de Antonio Conselheiro que é mantido pela UNEB, já conseguimos trazer o curso de pedagogia e o atual prefeito se encarregou de fechar, vinha mais 4 cursos e não veio por conta da falta de um laboratório de informática dentro da UNEB”, alfinetou.

Com relação aos investimentos aplicados em Canudos, Roberto disse que não existe compromisso por parte do atual prefeito. “Isso é muito relativo, a questão é a falta de comprometimento não só na educação e sim em todas as áreas, ele não teve habilidade para absorver os problemas e jogou toda a responsabilidade para a câmara de vereadores, o município está ai, ninguém sabe onde o prefeito mora, onde é a residência dele e eu sempre questionei isso para ele”.

Insatisfeito com a atual administração, ele não poupou mais criticas. “Não há uma política de desenvolvimento no município, as pessoas estão indo embora da cidade, quem vem visitar a cidade não quer voltar, não tem nada para oferecer a nossa juventude, o problema de Canudos é generalizado, temos comércio que não existe, poucas estradas, rede de esgoto a céu aberto exalando mau, o número de doenças que estão aparecendo aqui é assustador, dentre elas, o câncer de mama, além disso, temos um hospital de porte regional que está totalmente abandonado, todos os dias saem ambulâncias daqui para levar paciente porque aqui não funciona, tem médicos, enfermeiros, mas não tem estrutura para os profissionais trabalharem”.

Com a palavra a administração municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *