Governadores do Nordeste saem em defesa de Paulo Câmara e criticam Bolsonaro

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Os governadores do Nordeste divulgaram uma carta conjunta, em apoio a Paulo Câmara e com críticas ao presidente Bolsonaro, pela critica propagada em rede social, acusando o socialista de copiar a oferta de 13º salário para os beneficiários do programa federal.

As trocas de acusações entre o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o governador Paulo Câmara (PSB) sobre a paternidade do 13º salário do Bolsa Família, nas redes sociais, acontecerem na manhã desta sexta-feira (18).

Os governadores do Nordeste divulgaram carta afirmando que Paulo foi “vítima de um descabido e desrespeitoso ataque” do presidente Bolsonaro.

“Além de inverídica, a mensagem publicada possui um tom inaceitável, em qualquer situação, tornando-se ainda mais grave ao ser assinada pela mais alta autoridade do Poder Executivo nacional. É profundamente lamentável que a missão confiada ao atual presidente seja transformada em um vergonhoso exercício de grosserias e, neste caso, também na propagação de falsidades”.

Ao fim da carta, os gestores nordestinos afirmam que continuarão unidos e “firmes no trabalho a favor da população. “Também permanentemente atentos à manutenção de um ambiente que favoreça o diálogo, o respeito às pessoas e o fortalecimento da democracia”.

Assinam o documento os governadores Rui Costa (PT-Bahia), Renan Filho (MDB-Alagoas), Camilo Santana (PT-Ceará), Flávio Dino (PCdoB-Maranhão), João Azevedo (PSB-Paraíba), Wellington Dias (PT-Piauí), Fátima Bezerra (PT-Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (PSD-Sergipe).

Resposta de Paulo Câmara

O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), através das suas redes sociais, na sexta-feira (18), rebateu as acusações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que teria sido desonesto ao assumir a paternidade pela criação do 13º do Bolsa Família.

“Fui surpreendido, agora pela manhã, com um ataque direto do Presidente da República, que, de maneira desinformada, falta com o respeito ao governador e ao estado de Pernambuco”, disparou.

O socialista se refere a um post feito pelo presidente Jair Bolsonaro, em sua página no Facebook, mostrando um vídeo feito no município de Toritama, por um apoiador chamado Abimael Santos em frente a uma propaganda do Governo do Estado sobre o 13º do Bolsa Família. O homem afirma que o governador é “mentiroso” e “enganador” e questiona a falta do símbolo do Governo Federal na peça. “Tu estás querendo surfar na onda Bolsonaro é?”, crítica o rapaz. Na legenda, Bolsonaro declarou: “A desonestidade ainda persiste na política. O espertalhão da vez agora é o Governador de Pernambuco, do PSB. Mas o povo de bem reage às mentiras. Bom dia a todos”.

Ao tomar conhecimento da postagem, publicada na manhã desta sexta-feira, Paulo utilizou o Twitter para comprovar a real paternidade do projeto.

“O tema é a paternidade do programa 13o do Bolsa Família, cuja iniciativa estadual o presidente tenta, lamentavelmente, descredenciar, valendo-se de acusações falsas”, escreveu o governador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *