Governo suspende nomeação do presidente da Fundação Palmares

 (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Foto: Reprodução/Redes sociais
O governo decidiu suspender a nomeação do jornalista Sérgio Nascimento de Camargo para a presidência da Fundação Cultural Palmares, órgão que tem como objetivo a promoção da cultura afro-brasileira. A decisão foi divulgada em edição do Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (11) e assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
A medida vem depois da Justiça Federal do Ceará ter suspendido a nomeação de Camargo para a presidência no último dia 4, por declarações polêmicas que ele teria dado. Na decisão, o juíz Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal do Ceará, afirmou que “diversas publicações” feitas Camargo tinham o “condão de ofender justamente o público que deve ser protegido pela Fundação Palmares”. A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou recurso ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) contra a liminar no último dia 9, mas ainda não obteve resposta.
Declarações
Camargo, dentre outras afirmações, chegou a negar a existência do racismo no Brasil. “Se você é africano e acha que o Brasil é racista, a porta da rua é serventia da casa”, diz ele em fala citada como exemplo pelo juiz Emanuel Guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *