Guilherme Estrella: “Lula precisa da mobilização social para garantir a soberania do povo sobre a Petrobrás”
Geólogo e ex-diretor de Exploração da Petrobrás, considerado o “Pai do pré-sal”, participou do programa “Conversas com Hildegard Angel”
O geólogo e ex-diretor de Exploração da Petrobrás, Guilherme Estrella, considerado o “Pai do pré-sal”, participou do programa Conversas com Hildegard Angel, exibido neste sábado (20), na TV 247, e abordou questões referentes à geopolítica, história do petróleo no Brasil e soberania nacional.
Estrella resgatou que “a Petrobrás surgiu no intuito de levar ao povo brasileiro um espírito nacionalista e soberano, que garantisse ao mesmo tempo autossuficiência do país em energia”.
No entanto, o geólogo ressaltou que a Petrobrás passou por um duro golpe com a penetração dos EUA, através da operação Lava Jato, com o pretexto de investigar práticas de corrupção na empresa. “Praticaram ilegalidades no porto de vista jurídico, que envolveu o departamento de justiça americano, rasgaram a Constituição, destruíram nossa insdústria de engenharia, derrubaram uma presidente democraticamente eleita [Dilma Rousseff] e prenderem o presidente Lula sem provas”.
Ao analisar o início do terceiro governo Lula, Estrella destacou que é fundamental o “diálogo com a população” para explicar a importância da estatal no dia a dia do brasileiro e reverter as políticas cometidas contra a empresa no último período. “O presidente precisa de mobilização social para garantir a soberania do povo sobre a Petrobrás”.
Assista a íntegra da entrevista: