Josimara Cavalcanti enaltece a figura feminina e sua importância na sociedade

Josimara Cavalcanti

Grazzielli Brito – Ação Popular

Josimara Cavalcanti (PTB) desponta em Dormentes, Pernambuco, como uma das maiores lideranças políticas da região. Em seu papel de mulher e de cidadã, fez algumas considerações importantes, ainda, a cerca da reflexão proporcionada pelo 08 de março, quando se comemorar o Dia Internacional da Mulher. Assim como a maioria das mulheres fortes do sertão pernambucano, Josimara se empenha em enaltecer a figura feminina e sua importância na sociedade. “No dia da mulher temos muito que comemorar, mas ainda temos muita luta pela frente”.

Referindo-se especificamente ao seu município ela lembra que a mulher da zona rural costuma ser deixada de lado das poucas ações em favor da mulher. “Em Dormentes observamos que muitas mulheres são trabalhadoras rurais. É preciso melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, hoje, 80% da população de Dormentes está na zona rural. É mais difícil que as ações cheguem até elas. Um preventivo, por exemplo, que é um exame simples e de grande importância, a mulher precisa esperar pra marcar e depois para receber o resultado a demora é ainda maior”.

Ainda preocupada com a saúde da mulher no município, ela lembra que é preciso avançar neste aspecto. “Existe a necessidade de ter um médico ginecologista e um mastologista, em Dormentes não tem”, sobre a violência contra a mulher, também, cobrou maior empenho dos poderes públicos. “Vemos casos absurdos, em que as mulheres se calam por medo e por uma questão cultural de aceitação que lhes foi imposta. O poder público municipal, estadual e federal não faz o necessário. Em Petrolina, que é uma cidade de maior porte não se tem hoje uma delegacia da mulher que atenda 24 horas e finais de semana”.

Por outro lado, as conquistas das mulheres foram lembradas por Josimara. “Antes não tínhamos o direito nem de votar, hoje somos votadas. Antigamente várias funções só poderiam ser ocupadas por homens. Temos, hoje, uma presidenta. Quebramos esse tabu e está mais que provado que temos capacidade de ocupar qualquer cargo e bem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *