Ministério da Integração Nacional não cumpre com promessas de liberação de recursos para o Vale do S. Francisco

Ação Popular

O presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá-AFRUPEC, Josival Barbosa, falou que o recurso anunciando para executar ações de abastecimento de água em 08 perímetros irrigados do Vale do São Francisco pelo Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, no dia 26 de junho em Petrolina, no valor de R$ 38 milhões, sendo que para Juazeiro foi destinado R$ 4 milhões, ainda não foi repassado para a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf.

IMG_20150626_182254786

“A liberação do dinheiro foi divulgada pelo ministro, mas até o momento o recurso para a instalação dos flutuantes não foi repassado para a Codevasf e isso vem nos preocupando por conta que hoje o volume da barragem está em 17,8 %, pior do que em 2001 que era 18,4%. A previsão que se faz é que em setembro chegue com menos de 6%, com isso a vazão poderá reduzir e se baixar mais os projetos de Maniçoba e Curaçá não irão captar água”, alerta.

IMG_20150626_182804377

Preocupado com a situação, ele chamou a atenção das autoridades. “O flutuante precisa de 90 dias para ser fabricado e entendemos que precisamos de uma mobilização maior para que esses recursos sejam colocados na conta da Codevasf, caso contrário o Vale do São Francisco poderá ter sérios problemas e vai virar um caos, a exemplo, da falta de produção de manga, uva, cocô, entre outros”.

Ciente do problema, o produtor Vavá da Manga faz um apelo. “Um assunto tão importante e não faz parte da pauta na câmara de vereadores de Juazeiro, não sabemos porque eles não tratam isso com prioridade, eles sabem da gravidade do problema e não tomam nenhuma atitude. Pedimos que os políticos, vereadores e demais autoridades procurem fazer alguma coisa, a principal renda da região é a fruticultura e caso tenha o colapso hídrico vai atingir toda região”,alertou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *