MP realiza seminário sobre cenário epidemiológico da Bahia

O Ministério Público estadual promove, na próxima quarta-feira (17), a segunda Reunião do Fórum de Vigilância Epidemiológica, seminário aberto ao público que procura discutir o cenário epidemiológico da Bahia e encontrar soluções para os problemas que o estado enfrenta. Trabalhadores, gestores e pesquisadores da área de saúde, além de representantes de órgãos de controle participarão do evento, que acontecerá no auditório da sede do MP no Centro Administrativo da Bahia, das 14h às 18h. Interessados podem se inscrever pelo email [email protected].

Segundo o promotor de Justiça Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Defesa da Saúde (Cesau), a reunião irá abordar a situação das arboviroses no estado. “Na Bahia, os indicadores relacionados às arboviroses, sobretudo os da dengue tipo 2, não são bons. A dengue, atualmente, responde pelo maior número de casos graves, mas o Zika Vírus e a Chikungúnia também preocupam os profissionais de saúde”, afirmou. Além das arboviroses, a situação da esquistossomose também será debatida no encontro.

A programação da reunião contará com duas palestras, ambas ministradas por técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Marta Santana Lima Pereira apresentará o cenário da esquistossomose no estado e Gabriel Muricy Cunha falará sobre o avanço das aboviroses e as estratégias para prevenir a propagação das doenças, sobretudo a dengue tipo 2. Ao final das apresentações, os participantes debaterão possíveis respostas para os problemas identificados.

Cecom/MP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *