Novo integrante do “tripé governista”, Avante pode ajustar projeto para Carletto ao Senado; entenda

Por Mauricio Leiro

O reforço do Avante na Bahia com a chegada de Ronaldo Carletto e alguns políticos (veja mais), além de ser o novo integrante do “tripé governista”, pode colocar à prova o espaço do partido. De acordo com informações obtidas pelo BN com integrantes da legenda, Carletto tem o desejo da disputa ao Senado.

Após a saída do PP da base, o posto de “uma das pernas” do tripé ficou aberto, porém com alguns concorrentes. Com o crescimento do Avante, o partido deve figurar entre o PT e o PSD, outros sustentadores do tripé, e tentar o espaço no pleito de 2026.

As próximas eleições marcarão o final dos mandatos de Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD). A disputa pelas vagas deve ser acirrada, já que Wagner não esconderia nos bastidores que não quer disputar outra eleição. Assim, o PT deve indicar outro nome para manter a vaga. Coronel também pode tentar a reeleição, “engarrafando” os nomes para a disputa.

Outro concorrente natural seria o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Com grande visibilidade nacional, Costa poderia “substituir” o espaço de Wagner através do Partido dos Trabalhadores e deixar o embate para as legendas da base aliada pela segunda indicação. 

Outro fator que também reforça a estratégia é a “separação dos votos” com o deputado federal Neto Carletto (PP), que tem o indicativo de migrar para o Avante. A composição para integrar a majoritária ajustaria a eleição de ambos, conseguindo angariar votos para a disputa pela Câmara e pelo Senado. (BN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *