As administrações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também foram alvos da amostragem.
Município
Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados consideram a gestão como “ótima” ou “boa”, enquanto 27% avaliam como “regular”. Apenas 10% classificam a administração como “ruim” ou “péssima”, e 2% não souberam ou não responderam.
Simão Durando foi eleito vice-prefeito em 2020, na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Miguel Coelho e assumiu a prefeitura em 2022, quando o gestor deixou o cargo para concorrer ao Governo do Estado no mesmo ano.
Aprovação
A pesquisa também analisou a aprovação da atual administração de Petrolina. Do total dos entrevistados, 75% aprovam a administração do prefeito Simão Durando. Em contraste, 20% afirmaram desaprovar a gestão. Por outro lado, 5% das pessoas consultadas não souberam ou não responderam.
Federal
A pesquisa também aferiu a avaliação do Governo Federal em Petrolina. Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados consideram a gestão “ótima” ou “boa”, enquanto 27% consideram regular e 35% acham o governo petista ruim ou péssimo. Já os que não souberam ou não responderam somam 2%.
Entre os petrolinenses, o Governo Lula é aprovado por 51%. Outros 44% afirmaram que desaprovam a administração do petista. Entre os entrevistados, 5% não souberam ou não responderam ao questionamento da pesquisa.
Estadual
O governo Raquel Lyra também foi avaliado pela pesquisa. O estudo aponta que 22% consideram a gestão “boa” ou “ótima”, 38% acham regular, 34% julgam como “ruim” ou “péssima” e 6% não souberam ou não responderam.
Quanto à aprovação Executivo Estadual, 50% dos entrevistados desaprovam o governo Raquel Lyra e 37% aprovam a gestão tucana. Já 13% não souberam ou não responderam.