Plano de metas é implantado no SAAE/Casa Nova para melhoria do serviço

Ciro Viana

Grazzielli Brito – Ação Popular

Ciro Viana, diretor geral do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em Casa Nova, Bahia revela que está implantando um sistema de eficiência na autarquia, onde implantou um cronograma de metas para melhoria do serviço que ele encontrou em caos. Através desse seu plano de ação ele garante que em um ano colocará o SAAE ‘de pé’, acabando com os déficits financeiros e operacionais que vem enfrentando.

Em pouco tempo de gestão, a água melhorou consideravelmente. “A população sentia na pele os danos de uma prestação de serviço ineficiente. Hoje, desenvolvemos um trabalho de eficiência, pautado em um cronograma para a melhoria do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Essa melhora já é nítida, não existe mais um problema grave, eu posso garantir que a água está chegando às casas das pessoas com o tratamento adequando, a água esta sendo tratada 100%”.

Sobre o serviço de tratamento de esgoto, Ciro dá boas notícias. “Já existe um carro jateador e de sucção para as redes de esgoto. Isso fará com que não existam mais entupimentos, que causam grande transtorno à população, mau cheiro, esgoto subindo nas bocas de lobo, entre outros. Nós vamos ter um carro todo mês, que de seis a sete dias por mês vai fazer esse tratamento na bacia de esgotamento sanitário”.

“Vamos precisar fazer também um trabalho de conscientização com a população, tenho um projeto de mobilização popular para, em conjunto com as secretarias de ação social e com a de educação, melhorar a maneira como as pessoas usam o esgoto. Porque grande parte dos entupimentos deve-se ao lixo que as pessoas jogam no esgoto. Mas, primeiro estamos resolvendo os problemas operacionais e a partir daí vamos orientar as pessoas”, declarou.

Os convênios firmados em favor dos serviços de abastecimento de água e tratamento sanitário foram conseguidos com empenho da diretoria do SAAE e do prefeito Wilson Cota (PMDB). “Antes de assumir a prefeitura, Cota me convidou a ir com ele na Caixa Econômica Federal, em novembro, fui com ele em Feira de Santana e foi quando ele me convidou pra assumir o SAAE. Existia um convênio antigo feito em 2007, que estava parado, um projeto pronto para minimizar os problemas existes no município a respeito de falta de água nos bairros mais periféricos por conta da utilização de equipamento antigo e esse convenio já está sendo relevantado pelo o prefeito. Foi feita uma nova planilha e acredito que esse mês ainda a Caixa libera para licitação, dentro de oito a dez meses esse problema da oferta de água nos bairros será resolvido”.

Obra, já licitada e com empresa definida, vai construir de 3 a 4 adutoras para beneficiar em média 20 localidades do interior, onde de 10 a 20 mil pessoas serão beneficiadas. “Isso vai diminuir o sofrimento do homem do campo, e diante da seca pelo menos água potável e de qualidade ele vai ter para consumo humano, foi outra luta do prefeito. Essa obra foi orçada em torno de 20 milhões e é será executada pela Codevasf”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *