Plano estratégico pede mais trens na Bahia

Ampliação do sistema contemplará necessidade de escoamento de riquezas.

Da Redação

Está em fase de conclusão o planejamento estratégico da Bahia, com o objetivo, entre outros, de propor a urgente ampliação de malha ferroviária em porte compatível com a necessidade de escoamento de riquezas.

Para alcançar esta primeira meta, antes da execução de obras e serviços, uniram forças as secretarias de Desenvolvimento Econômico; Fazenda; Planejamento; e Infraestrutura de Transportes, Energia e Comunicação.

Um representante de cada uma delas, sendo três secretários e um subsecretário, visitou os técnicos e gestores da Fundação Dom Cabral, responsável pelo levantamento de dados e sugestões para o texto final do plano.

-A falta de trens é uma realidade e há bastante tempo estamos defendendo a importância desse modal para o crescimento do nosso estado”, afirmou o presidente da Companhia Bahiana de Pesquisa Mineral, Antônio Carlos Marcial Tramm, também presente na visita, por acompanhar o trabalho desde o início, ano passado.

Marcial Tremm lamenta o fato de a Bahia ter o maior litoral brasileiro, com exatos 932 quilômetros, contando com 11 portos e terminais de uso privado, mas o trem não chega.

O presidente da CBPM definiu o contexto como “isolamento logístico”, acusando uma contradição do setor de mineração, o terceiro maior produtor do país, mas prejudicado na competitividade por conta da baixa conexão trem-navio.

Lembrou o chefe da autarquia, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, situação semelhante enfrentada pelos investidores do agronegócio, em flagrante perfeito de inibição da economia baiana por conta, simplesmente, da absurda falta de trem.

Livro sobre a depressão

O advogado Luis Vilson Segundo é autor da confissão em livro intitulada “Por falta de loucura, perdi a razão”, cujo lançamento está previsto para ocorrer em meados desdeste mês de abril.

– Eu sempre fui uma dessas pessoas que desdenhava da depressão, não por não acreditar que ela existisse, mas atribuía seu poder de gerência, apenas, às pessoas fracas, que se curvam a quaisquer obstáculos da vida, mas ela me pegou! – escreveu ele no texto de divulgação da obra inédita.

A depressão ou “deprê”, como se diz no senso comum, já atinge 15% dos brasileiros.

POUCAS & BOAS

Os 146 anos de emancipação política de Itaberaba serão comemorados hoje com momento cívico, assinaturas de ordens de serviço e sessão solene na Câmara de Vereadores pela manhã. De tarde tem a 5ª edição da Praça da Cultura, na praça do Rosário com artesanato, gastronomia, outras iniciativas da economia criativa, além de apresentações artísticas e culturais . À noite tem shows na avenida Ruy Barbosa com Durval Lelys entre outras atrações. O município começou a comemoração do aniversário em 21 de março com celebração do dia nacional das tradições das raízes de matrizes africanas e nações do candomblé.

A comissão organizadora da 17ª edição da Bahia Farm Show, anunciou esta semana a comercialização de 100% dos espaços disponíveis para expositores dos mais diversos segmentos correlacionados com a atividade agropecuária. O evento acontece entre 06 e 10 de junho em Luís Eduardo Magalhães, com a expectativa de reunir mais uma vez o que há de mais moderno no setor, não só em máquinas e equipamentos, mas também com a disseminação de conhecimento através de palestras e oficinas.

Em Valença termina hoje o Seminário Nacional em Homenagem ao Dia Mundial da Água, que tem como temas centrais de debates além da água, também os resíduos sólidos, mudanças climáticas e energias renováveis. Com organização do Fórum Brasileiro pelo Fim dos Lixões (FFL), o evento foi aberto na sexta-feira no auditório do Hotel Gabrielly, praia de Guaibim. Na programação deste domingo pela manhã tem mutirão de educação ambiental e limpeza da praia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *