PSol move ação no STF para permitir uso de leitos de UTIs privados pelo Poder Público

PSol move ação no STF para permitir uso de leitos de UTIs privados pelo Poder Público

Foto: Divulgação

O Psol ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Poder Público possa utilizar leitos de UTIs da rede privada enquanto durar a pandemia do coronavírus. Para o partido, cabe ao SUS assumir integralmente a gestão de hospitais e profissionais de saúde públicos e privados, a fim de garantir o acesso igualitário aos serviços por meio de uma fila única de acesso. O relator da ação é o ministro Ricardo Lewandowksi

A sigla afirma que a Constituição Federal prevê que, em caso de perigo público, a propriedade particular pode ser usada por autoridade competente, mediante indenização posterior ao proprietário em caso de dano.”Em meio a uma pandemia e a essa crise, é justo que haja igualdade no acesso a esses leitos. (…) Vidas com dinheiro não valem mais que as outras”, diz a ação.

Para o partido, compete a todos os entes da federação, nas suas respectivas esferas administrativas, intervir na propriedade privada, de maneira razoável e proporcional, a fim de concretizar o direito fundamental à saúde, à vida, à igualdade e à dignidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *