|
Sede da UFPE fica no Recife (Foto: Arquivo) |
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que teve o bloqueio de R$ 30,4 milhões do orçamento discricionário da instituição, pelo Governo Federal.
Essa informação foi postada nas redes sociais e no site da universidade, na quinta (8).
Ainda conforma instituição, esse valor representa 18% do recurso que a Universidade dispõe para pagamento de despesas de luz, água e serviços terceirizados, de limpeza, segurança e manutenção.
A UFPE informou que recebeu a informação do Governo Federal que a medida teria sido adotada “para cumprir o limite de gastos definidos pelas Leis Complementares 200/2023 e 101/2000”.
Além disso, a UFPE disse que o Ministério da Educação (MEC) informou, em reunião, que haverá duas “janelas de liberação” de recursos até o final do ano, ainda sem definição de percentuais.
Planos
A medida força a Universidade Federal de Pernambuco a fazer um novo planejamento do uso de seu orçamento, tendo em vista a necessidade de priorizar a manutenção da instituição.
Mesmo antes do bloqueio, o orçamento da UFPE já era insuficiente para atender plenamente as necessidades de funcionamento até o final do atual exercício financeiro.
A gestão da UFPE, disse que, em todas as agendas que está presente junto ao governo e da sociedade civil, vem sempre pleiteando a recomposição de seu orçamento.
“Destaca-se o papel fundamental que uma instituição que recebe um volume de cerca de 50 mil pessoas diariamente, desempenha no desenvolvimento socioeducacional do País, atuando em diferentes áreas de conhecimento e competências para solução de problemas de nossa sociedade”.
A universidade afirmou que “medidas como essa impactam o cotidiano não apenas de docentes, técnicos e estudantes, mas da sociedade de maneira geral, além de fazer persistir um cenário de incerteza que é incongruente com a importância que a Educação deve ter para o País”.