UOL desmente fake news: Boulos não é funcionário fantasma da USP

Tanto a USP quanto a assessoria de Boulos desmentiram a notícia que corre na internet

Foto: Reprodução

De acordo com informações do UOL Confere, iniciativa do portal UOL para desmentir fake News, o ex-candidato à Presidência Guilherme Boulos (PSOL) não é funcionário fantasma da USP (Universidade de São Paulo), conforme diz mensagem que circula pela internet.

A notícia é falsa. O ex-candidato à Presidência não compõe o quadro de funcionários da USP. De acordo com as assessorias de Boulos e da universidade, nunca houve este vínculo empregatício.

 

A equipe de Boulos declarou ao UOL que a mensagem, que circula desde antes da eleição, não procede. “Guilherme não tem nem nunca teve nenhum vínculo empregatício com a USP”, afirma a assessoria.

Em seu Lattes, no entanto, aparece, dentro da área de “Atuação Profissional”, um vínculo institucional com a USP desde 2014. De acordo com a equipe do ex-candidato, isso se deve ao mestrado que Boulos fez em saúde pública na universidade entre 2014 a 2016, quando foi bolsista pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “A este vínculo que o currículo se refere”, garante a assessoria.

A Universidade de São Paulo afirmou que não omite pagamentos no portal da transparência e que não há a divulgação do suposto salário de Boulos porque ele não é professor da instituição.

A mensagem falsa diz: “Guilherme Boulos é professor da Universidade de São Paulo (USP), porém não dá aula a [sic] muito tempo e o portal de transparência da universidade omite seu pagamento”, diz o texto.

“Por que a mídia não investiga?”, questiona a mesma mensagem, circulada com um carimbo de “funcionário fantasma?” sobre a foto de Boulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *