Weintraub, do MEC, tem menor aprovação entre ministros de Bolsonaro, diz Datafolha

Sergio Moro, ministro da Justiça, segue com a maior taxa de aprovação, apesar da queda do índice desde o último levantamento em abril: de 59% para 52%

Redação
Foto: Rafael Carvalho/Casa Civil
Foto: Rafael Carvalho/Casa Civil

Levantamento feito pelo Datafolha nesta segunda-feira (8), mostrou que Abraham Weintraub, chefe da pasta Educação, é o ministro de Bolsonaro com a menor aprovação entre os brasileiros. Dados publicados pela Folha de S. Paulo indicam uma taxa de apenas 9% de aprovação, 4 pontos percentuais a menos do que o seu antecessor no MEC, Ricardo Vélez Rodrigues, que em abril atingiu 13%.

Já o Sergio Moro, do ministério da Justiça e no centro de uma polêmica após supostas conversas com promotores da operação Lava Jato serem vazadas pelo The Intercept, permanece como o ministro de maior prestígio, com 52%. No entanto, a sua aprovação diminuiu desde a pesquisa anterior do Datafolha, quando era aprovado por 59% dos brasileiros. O índice é a soma das avaliação de “ótimo e “bom”.

Em seguida, o ministro da economia Paulo Guedes, o único a melhorar desde o cenário anterior, com o aumento de 1%, atingindo agora 31% de aprovação. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves é a terceira no ranking dos mais queridos pela população, com um índice de 22% – queda de 3% em relação ao último levantamento.

Onyx Lorenzoni, um dos principais articuladores do governo Bolsonaro, tem 17% de aprovação, seguido de Ernesto Araújo (Relações Exteriores (15%) e Ricardo Salles (14%).

Para a pesquisa, realizada nos dias 4 e 5 de julho, foram entrevistadas 2.086 pessoas, com 16 anos ou mais, em 130 municípios do país. O nível de confiança é de 95%, considerando a margem de erro de 2%.

Veja a lista:
Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública): 52%
Paulo Guedes (Economia): 31%
Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos): 22%
Onyx Lorenzoni (Casa Civil): 17%
Ernesto Araújo (Relações Exteriores): 15%
Ricardo Salles (Meio Ambiente): 14%
Abraham Weintraub (Educação): 9%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *