Carro voador existe e já está à venda
Europeus já podem encomendar um Aeromobil para trocar as estradas engarrafadas pelo céu aberto
Se o transito estiver muito pesado e você tiver pressa, basta procurar uma pequena pista para aeronaves e fugir do engarrafamento alçando voo. Claro, isso só é possível se você estiver a bordo de um Aeromobil, o primeiro carro do mundo legalmente habilitado para rodar nas ruas e também ganhar o espaço aéreo. Além da carteira de habilitação, o motorista precisa ter uma licença de piloto. Para ser dono de um dos primeiros 500 modelos de carro voador construídos pela empresa eslovaca Aeromobil é preciso investir 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 4,3 milhões). Praticamente, o preço de uma boa Ferrari. A fabricante Aeromobil está fazendo reservas do veículo que parece ter saído dos filmes de ficção científica ou livros de espionagem.
O carro voador está sendo desenvolvido desde 2010. Em 2014, a versão 3.0 finalmente ganhou os céus e recebeu homologação para voar.
VOADOR
Mas o Aeromobil já está na versão 4.0, com um design mais suave e aprimorado tecnicamente. É este modelo que a fábrica irá entregar aos primeiros compradores.
As primeiras entregas estão programadas para 2020 e os fabricantes esperam que o carro voador entre em produção em série em até nove anos. O carro é grande, tem quase seis metros de comprimento, e é impulsionado no chão por um motor elétrico que dá tração às rodas dianteiras. O motor aeronáutico é um 2.0 turbo que faz girar uma hélice na parte traseira do veículo. No chão a velocidade máxima é de 160 km/hora, enquanto que no ar, em velocidade de cruzeiro, o Aeromobil voa a 250 km/hora, mas pode chegar aos 360 km/h. A autonomia de voo é de cerca de 700 quilômetros.
Com capacidade para duas pessoas, o Aeromobil só pode decolar de pistas feitas para aeronaves, mesmo que seja uma faixa de grama. Mas nada de sair decolando de uma rodovia