Descaso e abandono em Sento Sé

Ação Popular

Os moradores da borda do Lago de Sobradinho estão sofrendo o baixo nível do reservatório da Barragem de Sobradinho. Um dos municípios que a população mais vem sofrendo é a de Sento Sé mesmo o município recebendo quase R$ 50 milhões nos últimos sete anos, mesmo com a baixa do lago, segundo o ex-vereador Jackson Coelho (PT). Outro problema é a qualidade da água que tem chegado as torneiras no últimos dias causando problemas de saúde na comunidade.

agua1

rio seco14

Segundo o ex-vereador a situação no município é preocupante. “Na rampa do porto o espaço está servindo de pasto para gado. Antes, o local servia de base com bombas de sucção do SAAE funcionando, mas devido as constantes baixas do rio o setor de capitação foi transferido para próximo do antigo povoado de Tombador”, informou.

PT2
Ex-vereador Jackson Coelho

Abastecimento afetado

Devido a falta de investimento por parte do município, a população tem sofrido com a péssima qualidade da água que chega as torneiras. “Mais dos dias tem falta água nas casas, e mesmo assim quando chega a qualidade é ruim com cor turva”.

 agua4

População sofre com problema de saúde devido ao consumo de água

agua do saae
Qualidade da água que chega nas casas

O ex-vereador informa ainda que a água consumida tem causado problema de saúde na população.

“O tratamento é péssimo, falta constantemente produtos químicos, por isso que a água chega com má qualidade nas torneiras e causando problemas de saúde aos consumidores. Há tempo que venho reclamando da situação e providencia não são tomadas”, alertou.

carroça com agua
Operação pipa do Exército deixou de existir no município, a população que reside em lugares afastados é obrigada a comprar água de carroça

Desprezo e abandono em outras comunidades

 

Várias comunidades que residem na borda do Largo vivem uma situação dramática, que além da falta de água, o poder público municipal tem tratado o problema com indignidade com o mostra o ex-vereador.

rio seco10
Local onde funcionou o sistema de capitação

“A maioria das comunidades da Borda do Lago está com dificuldade de capitação de água, como é o caso de Ponta D’água que está hoje com quase 30 kms do Lago, sendo abastecida por carro pipa. Também estão sofrendo os os moradores dos povoados de Cajuí, Retiro de Cima, Retiro de Baixo, Aldeia, Pascoal, Limoeiro, Itapera, Traíras, Pirí, Piçarrão e Brejo de Fora”.

ponte seca

 Jackson informa que a alegação do prefeito Ednaldo Barros (PSDB) é de que o sistema e antigo,  que não houve reforma, e com a seca a situação piorou.

“Mas isso não é desculpa para um município que recebeu  nos últimos sete anos mais quase R$ 50 milhões de royalties mesmo com a baixa das águas”.

De acordo levantamentos da reportagem do AP, várias famílias foram obrigadas a procurarem outros centros para sobreviverem, a exemplo de Juazeiro e Petrolina, porque não tinham condições de continuarem sobrevivendo nas localidades de maneiras desumanas.

Operação carro-pipa sem funcionar

 carro pegando agua suja

Mesmo sendo considerado o município que mais recebe recurso dos royalties da Chesf, o prefeito chegou a declarar no último final de semana a um programa de rádio que o município tinha, apenas, um carro-pipa. “Ele deu esta informação numa reunião realizada na Câmara de Vereadores na última sexta-feira. A Operação Carro-pipa do Exército não está funcionando com as famílias passando necessidade”, lamentou.

Veículos doados pelo Governo Federal atende outros interesses

De acordo o ex-vereador, o município recebeu do Governo Federal, através do Programa PAC 2, veículos e máquinas para atender a população carente que vem sofrendo diante dos inúmeros problemas. Mas de acordo denuncia, as máquinas estão atendendo outros interesses.

carro pipa do pac

“Foram doados para o município um carro pipa, uma caçamba, uma retroescavadeira, uma pá mecânica, e outros equipamentos, mas nenhuma obra foi executada por estas maquinas para minimizar o sofrimento do povo nesta seca. O carro- pipa sempre foi visto molhando capim na entrada da cidade, as maquinas se estão trabalhando é em algum lugar e não servindo ao município, sabe lá aonde é…”

Cemitério de obras abandonadas

“O município de Sento-Sé tem recebido muitos recursos federais pra obras, sem nenhuma descriminação de filiação partidária do prefeito,só que as obras foram iniciadas e não concluídas como é o caso de creches, quadras de esportes, praças, casas populares, calçamentos de ruas, academia da terceira e outra obras. Outras se quer foram iniciadas como é o caso do asfaltamento de ruas da cidade como foi amplamente divulgadas em carro de som e na imprensa regional”, desabafa.

Mais problemas

 esgoto2

“A maiorias das ruas calçadas está danificadas,  ou seja, com muitos buracos (…) Existem obras de captação e abastecimento de água em povoados da borda do lago de Sobradinho que foram iniciadas ha mais de três pela CODEVASF e que até agora não foram concluídas, obras estas que irão resolver definitivamente o problema da falta de água nos períodos de seca”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *