Papa declara pastorinhos Jacinta e Francisco santos
A cura milagrosa escolhida para santificar os pastorinhos foi a do garoto brasileiro Lucas Baptista, 9 anos, que acompanhou a celebração
O papa Francisco canonizou os dois irmãos pastorinhos Jacinta e Francisco, neste sábado (13), em cerimônia na cidade de Fátima, em Portugal. As crianças, juntamente com a prima Lúcia, testemunharam as aparições da Virgem Maria há 100 anos na região.
No início da celebração, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, requereu ao pontífice a inscrição dos pequenos, que morreram com 9 e 10 anos, respectivamente, no Livro dos Santos e apresentou a biografia deles. Em seguida, Bergoglio pediu em latim que os irmãos fossem venerados.
Depois do evento, Francisco seguiu para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde fez uma oração no túmulo de Francisco e Jacinta. A cura milagrosa escolhida para santificar os pastorinhos foi a do garoto brasileiro Lucas Baptista, 9, que sofreu uma grave lesão cerebral ao cair de uma janela, em março de 2013, quando tinha 5 anos. Ele estava presente à missa realizada pelo papa.
Os irmãos se converteram nos primeiros meninos santos por terem feito um milagre e não por serem considerados mártires. O processo de beatificação da irmã Lúcia, que morreu em 2005, continua em tramitação.