O município de Petrolina, no Sertão, recebe, na próxima sexta-feira (22), mais uma etapa dos trabalhos, no âmbito das consultas públicas, de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O evento, que ocorre no auditório do SEST/SENAT, será um espaço aberto ao público visando a participação popular para colher opiniões e sugestões acerca da situação da bacia e identificar, conjuntamente, formas de contribuir para a sua revitalização. A participação no evento é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.
O plano de bacia, que está em fase conclusiva, é o instrumento que norteará o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), nos próximos dez anos, na aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água, garantindo melhorias na gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos na bacia do São Francisco.
As consultas e oficinas pretendem divulgar o plano e fortalecer os diagnósticos técnico-institucionais, além da participação popular nos Estados que compõem a bacia. Ao todo serão 24 consultas públicas e 20 oficinas setoriais.
Em Petrolina, o objetivo é ouvir opiniões e vivências de representantes dos governos municipais de Petrolina e Juazeiro (BA), membros de sindicatos, movimentos sociais e entidades ligadas ao rio, além de dar ouvir a sociedade em busca de soluções viáveis para a sustentabilidade do Rio. Após a finalização das consultas, o Plano de Bacia será oficialmente apresentado ao colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, nos dias 13 e 14 de setembro, em Belo Horizonte (MG).