2ª Conferência Municipal de Cultura de Sento-Sé debate democracia e formas de acesso à arte

 

 

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Administração e a sua Gerência de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, realizou nesta sexta-feira (20) a 2ª Conferência Municipal de Cultura, que contou com a participação expressiva da população, principalmente dos envolvidos no setor cultural do município.

O importante espaço aberto para discussões em torno de seis eixos temáticos norteadores do evento aconteceu no Colégio Municipal Custódio Sento-Sé e foi marcado pela palestra magna, conduzida Advogada Trabalhista, Agente Cultural e Membro da Comissão de Cultura e Entretenimento da OAB/ BA, Marcela do Vale.

“A Conferência Municipal de Cultura de Sento-Sé é um instrumento democrático de participação, avaliação e planejamento de políticas públicas para a cultura com abrangência municipal, estadual e federal. Com certeza saímos desta 2ª edição com um saldo positivo, passamos para os participantes orientações sobre as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, discutimos e elaboramos propostas e elegemos a nossa representação para participar das próximas etapas”, destacou o gerente municipal de Cultura, Aedson Nascimento.

O professor, poeta, cordelista e declamador Rodrigo Nascimento dos Santos, mais conhecido como Rodrigo do Cordel, participou da Conferência, momento em que apresentou um cordel sobre Sento Sé. “O evento foi de grande importância não só para os artistas mas para toda a população de Sento-Sé. Um marco de grande importância para a cultura local, onde temos muitos artistas ainda desconhecidos em vários gêneros. Eu como artista sentoseense fico muito feliz com essa organização da nossa cultura”, avaliou o artista.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Meire Lucia Carvalho dos Santos, a Conferência Municipal de Cultura de Sento-Sé pode ser considerada um divisor de águas para o crescimento cultural do município. “O tema central ‘Democracia e Direito à Cultura’, muito pertinente, envolveu a todos os participantes, os eixos trabalhados tirou muitas dúvidas e trouxe esperança para que tenhamos uma cultura reconhecida, fortalecida e estruturada. Foram criadas propostas pensando em elevar a nossa Cultura local, elegemos quatro delegados para participar da conferência territorial e 1 delegado para participar da conferência estadual, para que defendam as propostas construídas neste dia, e assim o nosso sonho coletivo se transforme em realidade. Com certeza o trabalho realizado hoje nos forneceu ferramentas para juntos fortalecermos os nossos artistas e a nossa Cultura local”, pontuou.

A conferência contou ainda com várias apresentações culturais, entre elas a Fanjuca – Fanfarra do Colégio Estadual Dr. Juca Sento-sé, os vaqueiros do Grupo Tradicional de Vaqueiros de Sento-Sé, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *