Geração e Transmissão da Chesf em alta

A geração e a transmissão de energia elétrica da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) têm sido fundamentais para a segurança do abastecimento elétrico do País, devido à situação de escassez hídrica no Sul e Sudeste, regiões que estão importando energia. “O Nordeste está exportando cerca de 5 mil megawatt (MW) de energia elétrica, principalmente com geração hidráulica da Chesf e com a geração de parques eólicos privados, mas que contam com a transmissão feita pela Companhia”, explicou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

Atualmente, segundo João Franklin, 40% da energia gerada no Nordeste é das hidrelétricas da Chesf, outros 40% são gerados pelos parques eólicos e interligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pelas linhas de transmissão de alta tensão da Empresa e os 20% complementares são de termelétricas e energia solar. “O Nordeste já passou por escassez hídrica e precisou de energia em períodos anteriores”, disse.

João Henrique Franklin voltou a ressaltar a importância do Reservatório de Sobradinho, que encontra-se com 51% de seu volume útil e liberando cerca de 1.700 metros cúbicos por segundo (m³/), o que representa uma situação de segurança hídrica para o Nordeste, tendo em vista que iniciou neste mês o período úmido na Bacia Hidrográfica do São Francisco e a previsão é de chuvas. Ele reafirmou a segurança da Barragem de Sobradinho, rechaçou boatos que circularam na região, e afirmou que todos os treinamentos realizados pela Chesf em suas instalações são feitos com regularidade, previstos em legislação e fiscalizados por órgãos reguladores. “Estamos numa situação de inteira tranquilidade em Sobradinho”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *