Ameaçada com “taco de baseball na cara”, Tabata Amaral perde processo e ainda tem que pagar R$ 5 mil

Justiça de SP entendeu que a ameaça contra a deputada não configura crime e a obrigou a pagar custas do advogado do detrator

A deputada federal Tabata Amaral.Créditos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) perdeu uma batalha judicial contra um homem que, através das redes sociais, a ameaçou de agressão.

No início do ano de 2021, um homem identificado como Renato Tonini fez ameaças e proferiu calúnias contra a parlamentar em comentários no Instagram.

“Temos que dar a ela o tratamento de beleza mais efetivo do mundo: o taco de baseball na cara. Tão eficiente que nem a mãe dela vai reconhecer depois”, escreveu o detrator.

Em outra publicação, o homem escreveu que  “o sugar daddy dela é o Lemann”, em referência a Jorge Paulo Lemann, mantenedor da Fundação Estudar, da qual a Tabata foi bolsista.

A deputada, então, entrou com um processo contra o homem pelos crimes de incitação ao crime e injúria, mas foi derrotada tanto em primeira quanto em segunda instância. Além de não reconhecer como crime a conduta de Renato Tonini contra Tabata Amaral, a Justiça de São Paulo ainda a obrigou a pagar as custas do advogado do homem.

“Um homem me ameaça com um ‘taco de baseball na cara’ até que ‘nem a minha mãe me reconheça’. A Justiça entende que isso não configura crime e me condena a pagar R$ 5.156,41 ao advogado de quem me ameaçou. Vencem o ódio, o machismo e a impunidade, perdemos todas as mulheres”, desabafou Tabata Amaral nesta terça-feira (6).

Confira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *