Lula cobra empenho de ministros para presidência do Brasil no G20: “mais importante que a Copa do Mundo”
Presidente também elogiou iniciativas de Roberto Campos Neto e Arthur Lira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instalou a Comissão Nacional do G20 nesta quinta-feira (20), cobrando esforços do grupo de autoridades para a realização da cúpula e outras iniciativas no ano que vem. “É mais importante do que a Copa do Mundo”, disse Lula.
O presidente também elogiou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por comparecer à reunião, e ressaltou a importância do encontro do G20 no ano que vem.
Segundo ele, o Brasil é o porto seguro para investimentos em energia verde para desenvolver o país. Lula voltou a defender a reforma da governança mundial. Um outro eixo apresentado para a presidência do G20 foi o combate à fome e desigualdades.
“A Cúpula do G20 será o principal evento que o Brasil irá sediar nos próximos anos. As principais economias do mundo estarão reunidas aqui. Temos um desafio de, além do combate à fome no mundo, pautar a transição energética. E o Brasil será o porto seguro de quem quiser investir em energia sustentável”, afirmou.
Lula também criticou as instituições financeiras internacionais pela dívida da Argentina e da África. Pediu uma reformulação da política de empréstimos para os países pobres e saudou a iniciativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de fazer um encontro de mulheres parlamentares durante a presidência brasileira do G20.