6ª Regional da Codevasf pretende expandir programa de distribuição de cisternas
Thalita Bezerra – Ação Popular
Através do programa ‘Água para todos’, o governo federal enviou para as localidades carentes do semiárido, cisternas que diminuiriam o sofrimento da população rural, ação esta que segundo o Superintendente da Codevasf, Emanuel Lima, não foi suficiente para atender a demanda na região.
“Não foi suficiente à quantidade de cisternas distribuídas aqui na região, vale lembrar que as cisternas de capacitação de água foram distribuídas por conta de algumas ações políticas em Brasília, sendo que uma parte vai ser feita pelo Ministério da Integração via Codevasf e a outra parte através do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS via sede do governo do estado com algumas ONGs e entidade sociais que a própria sede contrata”.
Uma cisterna do tipo que vem sendo construída pelo projeto tem capacidade para acumular 16 mil litros de água. “A água é suficiente para o consumo de uma família com até cinco pessoas. A água pode ser usada no período de estiagem para beber e cozinhar e dura em média de cinco a oito meses”.
Por outro lado, ele afirmou que para este ano a Codevasf tem uma meta de instalar 12800 cisternas na região. “Este é o nosso objetivo, esse número pode variar. Vamos instalar em algumas localidades de Juazeiro, Abaré, Casa Nova e Jacobina. Queremos universalizar as residências, onde toda casa que não estiver água vai ter uma cisterna colocada pela Codevasf, isso somente nos municípios que ficaram responsáveis a nossa entidade”, concluiu.