No fim de semana em que o Brasil voltou suas atenções para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Corinthians e Flamengo travaram prova de fogo em Itaquera. Na Arena do Timão, quem levou a melhor foram os donos da casa. É bem verdade que a vitória saiu “na nota de corte”, com um magro 1 a 0. Mas com gostinho especial: gol de Vagner Love, que assumiu o ataque alvinegro após a saída de Guerrero. O peruano, aliás, “sofreu um branco” e esteve longe de balançar as redes em seu reencontro com o ex-clube.
Com a vitória, o Corinthians atingiu os 70 pontos e segue mais líder do que nunca no Brasileirão. O Flamengo, por sua vez, estacionou nos 44 pontos e perde a chance de se aproximar do G4, afastando-se rodada após rodada da já remota possibilidade de se classificar à Libertadores do ano que vem.
Engana-se, entretanto, quem pensa que o Timão dominou o jogo desde o início. Nem mesmo o caldeirão proporcionado pela torcida do Timão foi suficiente para o Corinthians impôr seu ritmo na primeira metade da etapa inicial. Centralizando praticamente todas as jogadas de ataque em Guerrero, o Flamengo começou sufocando os donos da casa. César Martins, após cobrança de escanteio, finalizou rente ao travessão de Cássio. Os cariocas pareciam mais preparados para a “prova”.
Com o passar do tempo, porém, Guerrero foi se mostrando um “vestibulando” atrapalhado. Em meio a erros de domínio, impedimentos e finalizações erradas, acabou vaiado por boa parte da torcida alvinegra. Outro que levou a Fiel aos berros foi o árbitro Wilton Pereira Sampaio, que errou ao não marcar pênalti de Márcio Araújo em Elias.
Aos pouco, o Fla sucumbiu ao envolvente toque de bola do Timão, que ensaiava seus contra-ataques como um aluno tentando lembrar uma complicada fórmula. Love recebeu de Malcom e bateu muito mal. Jadson desistiu de chutar na hora H e tentou, em vão, servir Love. Na terceira boa chegada…
Jadson, na entrada da área, encontrou estreita brecha na zaga rubro-negra e enfiou bola para Malcom. O atacante deu passe preciso para Love. O Artilheiro do Amor, que já havia errado “questões” fáceis neste domingo, deslocou Paulo Victor e estufou as redes, já nos acréscimos do primeiro tempo.
Love chegou aos 11 gols no Brasileirão (Foto: Mauro Horita)
No segundo tempo, os 22 “estudantes” passaram a se preocupar com o tempo restante, dando mais velocidade e emoção ao duelo. Nervoso, os rubro-negros perderam a linha: Guerrero levou cartão amarelo por reclamar; Jonas foi expulso por violenta falta em Renato Augusto. Do outro lado, os alvinegros colocavam os rivais na roda.
Malcom, movimentando-se bem entre Wallace e César Martins, abriu espaços e criou duas boas chances. Na primeira, teve o chute abafado pela zaga rubro-negra; na segunda, mandou bomba na rede pelo lado de fora. Cria do Flamengo, Renato Augusto também teve sua oportunidade, mas Paulo Victor fez segura defesa. Até Lucca, que entrou no fim, deu trabalho ao goleiro rubro-negro.
No vestibular da bola, a correção extraoficial indica que o Corinthians fez o dever de casa e gabaritou mais uma prova rumo ao hexacampeonato. Para o Flamengo, que vê o sonho da Libertadores cada vez mais distante, resta colocar a cabeça no lugar e tentar de novo ano que vem.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 FLAMENGO
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data e horário: 25 de outubro de 2015, domingo, às 17h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires
Renda/Público: R$ 2.747.175,00/ PP: 43.515; PT: 43.942
Cartões amarelos: Elias, 35’/1ºT, Jonas, 41’/1ºT, Guerrero 3’/2ºT, Edílson 21’/2ºT e Guilherme Arana, 38º2ºT
Cartões vermelhos: Jonas, 12/2ºT
Gols: Vágner Love, 47’/1ºT (1-0)
CORINTHIANS: Cássio; Edílson, Felipe, Gil e Guilherme Arana (Yago, 39’/2ºT); Ralf e Elias; Jadson e Renato Augusto; Malcom (Lucca, 25’/2ºT) e Vágner Love (Danilo, 35’/2ºT). Técnico: Tite
FLAMENGO: Paulo Victor; Pará (Ayrton, 42’/2ºT), César Martins, Wallace e Jorge; Márcio Araújo e Jonas e Alan Patrick; Everton (Canteros, 41’/2ºT), Paulinho (Gabriel, 22’/2ºT) e Guerrero. Técnico: Oswaldo de Oliveira