Uma mulher foi presa em flagrante ao ofender dois jovens com xingamentos de cunho racista, no Centro do Rio. O caso ocorreu na quarta-feira passada e começou a circular em redes sociais esta semana. Patrícia Rodrigues de Castro, de 37 anos, perambulava pela Avenida Rio Branco pedindo dinheiro aos pedestres, alegando que estava grávida e tinha acabado de ser assaltada. Ao ser questionada pela funcionária pública Daniela dos Anjos, Patrícia teria reagido instantaneamente de forma agressiva, ofendendo a jovem.
Coincidentemente, passava pelo local o músico Reynaldo Machado, amigo de Daniela, que, então, registrou em vídeo o comportamento de Patrícia. “Macacos fedidos” e “raça inferior” foram alguns dos termos proferidos pela mulher, que em momento algum se mostrou intimidada pela câmera.
Com a chegada da Guarda Municipal e a presença de um advogado dentre os curiosos que se aglomeraram em torno da agressora, a polícia foi acionada. Segundo relato de Reynaldo em seu perfil no Facebook, Patrícia manteve sua postura ofensiva até o momento da chegada à 5ª Delegacia de Polícia, na Lapa.
Lá, foi presa em flagrante, autuada por injúria racial. Marcelo Carregosa, delegado responsável pelo caso, determinou fiança de R$ 200 para a soltura de Patrícia, que chegou a afirmar que preferia ser detida, pois “na cadeia a droga é mais barata”.
Encaminhada à audiência de custódia, foi liberada e responderá às acusações em liberdade. Patrícia já tem 12 passagens pela polícia.
Fonte: Extra