Segundo time dos brasileiros, Barcelona é campeão de Ibope na TV brasileira

Equipe catalã obteve maior audiência com um jogo entre 2010 e 2015

Por Gabriel Vaquer
Segundo time dos brasileiros, Barcelona é campeão de Ibope na TV brasileira
Time catalão é a grande sensação da TV
Nos últimos 12 anos, com o advento da TV por assinatura, o brasileiro pôde acompanhar mais de perto os campeonatos europeus de futebol, bem como jogam seus craques lá fora.
O maior símbolo de como a globalização do futebol chegou no Brasil, pelo menos segundo dados do Ibope, é o Barcelona.
O NaTelinha fez um levantamento que mostra que é possível dizer que, hoje, o clube é o segundo time de cada um dos brasileiros.
Entre 2010 e 2015, o Barcelona obteve sempre a maior audiência com um jogo entre todos os campeonatos europeus na TV por assinatura. Entre 2013 e 2015, os canais que exibem seus jogos com regularidade – Fox Sports (Campeonato Espanhol), ESPN Brasil (Campeonato Espanhol e Copa do Rei da Espanha) e Esporte Interativo (UEFA Champions League – obtiveram os seus maiores índices justamente com jogos que o time catalão estava em campo.
A ESPN tem no Barcelona como o clube de maior Ibope desde 2012. O jogo entre Real Madrid x Barcelona, ocorrido em março de 2014, é até agora o maior número atingido pelo canal esportivo da Disney nos últimos 24 meses – a média foi de 2,3 pontos. O segundo lugar fica também outro jogo do “El Clássico”, exibido em outubro de 2014 – a média deste jogo foi de 1,52 ponto.
Já o Esporte Interativo também tem o que comemorar. A exibição de seus jogos na Champions League obteve a maior média entre todos os clubes na fase de grupos desta temporada. A transmissão do Esporte Interativo na TNT do jogo entre Barcelona x BATE Borisov, ocorrida em 5 de novembro, marcou 0,98 ponto na TV paga. Entre todas as transmissões do EI na Champions, o único jogo que ultrapassou este índice foi o grande clássico PSG X Real Madrid, também transmitido pelo EI na TV – esta partida fechou com 1,8 ponto de média.
Mais recente na transmissão de jogos do time catalão, o Fox Sports também começa a sentir o doce de ter suas partidas exibidas. O clube catalão já é o time que faz a Fox chegar mais regularmente ao primeiro lugar entre os canais esportivos da TV paga. A exibição do clássico entre Real Madrid x Barcelona, de forma exclusiva no último dia 21 de novembro, fez a Fox marcar a incrível média de 3,5 pontos de média com 4,4 de pico. Esse foi o segundo melhor resultado do ano no canal esportivo, superado apenas pelo embate entre Corinthians e San Lorenzo, válido pela Copa Libertadores da América, também exibido de maneira exclusiva no dia 16 de abril em pleno horário nobre .
Não é só na TV fechada que o Barcelona tem grandes índices – na TV aberta, ele também é campeão. Na temporada passada, a Globo transmitiu todos os jogos do time de Messi, Neymar e Suaréz na fase final da Champions, e fechou com 14 pontos de média. Já a Band também consegue grandes números: nesta temporada, o Barcelona tem média de 8 pontos de audiência contando todos os seus jogos transmitidos, contra 6,5 do Real Madrid, o segundo mais mostrado. Isso explica também o porquê do Barcelona ser o clube com mais transmissões de jogos em TV aberta entre todos os times europeus: 23 só este ano. E o número vai aumentar: a Globo irá exibir a final do Mundial de Clubes no próximo domingo (20), onde o time da Catalunha deverá estar, juntamente com o River Plate da Argentina.
“Porque o brasileiro gosta tanto de ver o Barcelona?”
Qual o motivo que atrai tanto o torcedor brasileiro ao Barcelona? Porque a preferência ao time catalão? Buscamos respostas com quem mais deve entender disso: os jornalistas esportivos dos canais de TV paga. Ouvimos Lívia Nepomuceno (Fox Sports), Paulo Calçade (ESPN Brasil) e Vitor Sérgio Rodrigues (Esporte Interativo), que responderam a pergunta acima.
Para Nepomuceno, apresentadora do programa “Bom Dia Fox”, do Fox Sports, a resposta está no jogo ofensivo e no histórico de brasileiros que já jogaram pelo clube catalão: “O Barcelona é um clube que respeita o estilo dos jogadores brasileiros, permitindo que eles apresentem o seu melhor futebol, eles ficam à vontade em campo. É um clube que consagrou grandes nomes como Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho. Eles fizeram com que o mundo olhasse o clube de outra forma, e agora tem o Neymar brilhando em campo. Fora que um time que joga sempre no ataque cai na graça da torcida”.
Para Vitor Sérgio, o número de ídolos dentro de um mesmo time e o futebol bem jogado são os principais fatores da grande audiência. O jornalista usa como exemplo algo que aconteceu na NBA nos anos 70: “Acho que a questão, em uma linha geral, está atrelada a dois fatos: a marca histórica de que o Barcelona joga “bonito” (eu diria que o Barça tem um grande volume de jogo, que é traduzido em muitos gols, mas o senso geral é que isso é bonito) e ao número de ídolos que o clube tem. Vale lembrar que temos na história do esporte várias modalidades que foram transformada a partir da figura de ídolos. Por exemplo, a NBA, que estava falida na década de 70 e, a partir da rivalidade entre Larry Bird e Magic Johnson, conseguiu reerguer todo o basquete profissional. A NBA foi inteligente em explorar os dois, excelentes jogadores e com características bem diferentes (branco x negro, “caipira” x menino de um metrópole, um tímido x um muito expansivo). Isso se refletiu nas audiências de TV também.”.
Vitor registra também que a preferência pelo Barcelona não tem a ver com alto ou baixo conhecimento de futebol, e usa como exemplo o que acontecia até a temporada passada da UEFA Champions League, quando a ESPN Brasil tinha os direitos: “É importante registrar que esse cenário em relação ao Barcelona não tem relação com o fato de ser TV fechada ou TV aberta. Existe a noção de que o público de TV aberta prefere os times mais famosos porque tem menos conhecimento do futebol. Mas isso não se confirma se pegarmos as escolhas das emissoras. Por exemplo: no contrato anterior da Liga dos Campeões, a ESPN tinha a primeira escolha e o Sports+ tinha a segunda escolha da rodada. Pesquise quantas vezes o Sports+ fez jogos do Barcelona… Quase nunca. Porque, mesmo tendo todos os jogos à disposição, a ESPN continuava preferindo, como primeira escolha, passar o Barcelona (com mais capacidade de audiência) a passar o, em tese, ‘melhor’ jogo, entre os dois times mais fortes, ou em melhor forma.”. Acatamos a sugestão de Vitor e fomos pesquisar. De fato, o jornalista tinha razão: o Barcelona não teve nenhum jogo exibido ao vivo por Sports +, enquanto ele mostrou a Champions League.
Por fim, Paulo Calçade, comentarista da grande maioria dos jogos do Campeonato Espanhol pela ESPN Brasil, atribui o grande sucesso do Barcelona por aqui ao estilo de jogo que chega mais perto do que agrada ao torcedor brasileiro, ficando fácil explicar o porquê de tanta audiência: “O futebol ofensivo e o estilo bonito do Barcelona nos aproxima de nossa própria história. Quando o clube catalão contratou Ronaldinho Gaúcho, em 2003, tornou clara sua decisão de ser uma referência técnica que pudesse conquistar corações em todo o planeta. E deu muito certo, assim fica fácil explicar o motivo de tanto encanto e a preferência do torcedor brasileiro, segundo as pesquisas.”.
A audiência é claro: gosta de ver o Barcelona jogar. Até quando isso vai persistir? Ninguém sabe. Mas por enquanto, é possível dizer: o Barcelona é o clube da moda. O segundo clube de cada brasileiro, pelo menos segundo o Ibope.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *