Assaltos a bancos cresceram 300% em 2015 em Pernambuco
Número de assaltos a banco no Estado aumentou em 300% de 2014 para 2015
Marília Neves
Entidade ainda chama a atenção para a quantidade de funcionários afastados de suas funções
O número de assaltos a banco no Estado subiu em 300% de 2015 para 2014 de acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco. O balanço foi divulgado pela entidade nesta terça-feira (29). Em 2014, foram registrados 16 roubos a agências bancárias, enquanto o número foi de 53 em 2015.
Ainda conforme o sindicato, foram roubados nas ações dos suspeitos 132 revólveres de calibres 38, 792 munições e 30 coletes a prova de balas. Um carro forte, inclusive, chegou a ser assaltado, conforme a instituição.
A entidade ainda chama a atenção para a quantidade de funcionários afastados de suas funções devido a traumas provocados por esse tipo de situação de violência. Neste ano, 23 servidores foram afastados pelo INSS e cinco se aposentaram por doença ocupacional ocasionada por transtornos psíquicos pós traumáticos. O Sindicato dos Bancários cobrou da Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) sobre o cumprimento da Lei 17.647/10. Confira o que a Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) fala sobre o assunto.
Nota
“A Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) informa que tem realizado reuniões para discutir ajustes na Lei Municipal 17.647/10. No último mês, inclusive, uma nova reunião sobre esse tema aconteceu e contou com a presença do secretário de mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e a Federação Brasileira dos Bancos. O Sindicato dos Bancários, apesar de convocado, não compareceu. O objetivo dos encontros também é tratar a possibilidade de tornar a fiscalização mais eficiente, proporcionando maior segurança para os estabelecimentos.
Já em relação à fiscalização nas agências bancárias, a Secon informa que, desde o inicio da gestão, vem realizando trabalhos nos bancos da cidade. Os fiscais verificam a existência de itens como a porta giratória e o detector de celular. Este processo é reforçado quando há algum tipo de denúncia, muitas vezes partindo do próprio Sindicato dos Bancários. Um exemplo foi o banco Itaú, na Avenida Domingos Ferreira, que já foi interditado por não estar adequado às normas de segurança prevista pela Lei Municipal 17.647/10. A Secon informa ainda que, caso o cidadão deseje denunciar alguma irregularidade, poderá realizar através do telefone 3355.8787“. (Secon)
Fonte: FolhaPE