32% dos PMs e bombeiros ativos devem ser promovidos após nova lei
A aprovação da lei complementar que garante mudanças no plano de cargos e carreiras deve gerar a promoção automática de aproximadamente 32% dos militares de Pernambuco. A estimativa da Secretaria de Defesa Social (SDS) foi divulgada no Diário Oficial desta quarta-feira (30). No total, ao longo de 2018, serão 6.350 promoções para praças e mais 903 de oficiais da polícia e do Corpo de Bombeiros que estão na ativa.
As promoções serão automáticas e acontecerão a cada dez anos. Será utilizado o critério de antiguidade decenal, contabilizada a partir da data de ingresso na corporação. As mudanças atendem a pedido histórico da categoria. As promoções por merecimento permanecem.
A novidade passa a valer a partir de março de 2018. Em entrevista ao Jornal do Commercio, na semana passada, o presidente da Asssociação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Albérisson Carlos, pontou que a proposta inicial apresentada ao Governo do Estado foi a de que as promoções acontecessem automaticamente a cada cinco anos, mas a mudança não foi aceita.
Uma contraproposta foi feita, estabelecendo sete anos, mas novamente não houve acordo. Apesar disso, Albérisson pontou que o novo plano sancionado é considerado uma vitória para a categoria e vai por fim a uma “injustiça histórica”.
Acompanhe as principais mudanças, válidas a partir de 6 de março de 2018:
1 – Para aqueles que ingressaram na carreira de Praças:
Graduação de Soldado, militar com menos de 10 anos;
Graduação de Cabo, militar com 10 anos e menos de 20 anos;
Graduação de 3º Sargento, militar com 20 anos e menos de 30 anos;
Graduação de 2º Sargento, militar com 30 anos ou mais
2 – Para aqueles que ingressaram na carreira de oficiais:
Posto de 1º Tenente, militar com menos de 10 anos;
Posto de Capitão, militar com 10 anos e menos de 20 anos;
Posto de Major, militar com 20 anos e menos de 30 anos;
Posto de Tenente Coronel, militar com 30 anos ou mais.