Moradores da Rua Jovem Guarda comemoram chegada da chuva depois da obra que extinguiu canal
Os moradores da Rua Jovem Guarda (antiga Rua Canal), no bairro Padre Vicente (Codevasf) acordaram na manhã desta terça-feira (05) comemorando a chuva que caiu em Juazeiro na noite e madrugada passada.
“A nossa comemoração hoje aqui na Rua Jovem Guarda é dupla: comemoramos a chuva tão esperada para a nossa região e principalmente a obra que transformou o canal de esgotos que aqui existia em uma rua pavimentada com asfalto, saneamento, drenagem, calçadas e tudo mais que uma rua tem direito”, enfatiza o comerciante e morador da rua há 18 anos, Antonio Miguel Feitoza, acrescentando que antes das obras na rua acontecerem, nunca tinha pagado um boleto de IPTU e esse ano fez questão de pagar. “Aqui antes não tinha nada e agora temos tudo, então temos que reconhecer e ajudar o prefeito a melhorar nossa cidade”, acrescentou.
Para a dona de casa Joanelita de Santana, moradora da rua há mais de 40 anos, a diferença hoje na rua é grande, “e só não reconhece quem é cego, aqui quando chovia eu vivia com as mãos cheias de calo, de tanto limpar o canal para a água poder escoar e não entrar em casa, entrava prefeito e saia prefeito e ninguém fazia nada por essa região. Foi Deus quem fez Isaaac prefeito para ele poder olhar por nós e mudar a realidade da rua que moramos”, declara a moradora.
Já o trabalhador autônomo, Francisco de Assis, que hoje está reformando, para morar, uma casa da qual é proprietário e tinha colocado a venda, diz que todos os dias olha a rua sem acreditar que o antigo sonho foi transformado em realidade. “Íamos vender a casa porque era uma rua sem condições de moradia. Para passar para o outro lado da rua , quando estava chovendo, tínhamos que atravessar um canal de esgoto, expostos a todo o tipo de doença, e hoje depois de uma madrugada de chuva, chegar aqui sem dificuldades de acesso e ver essa maravilha, a gente fica sem acreditar”, pontuou o trabalhador.
A rua, que no ano de 1993 foi construída para ser uma rua e um canal (ao mesmo tempo) para escoamento de águas pluviais e esgotos, possui 500 metros de extensão, interliga a avenida Cristalina a Travessa da Paz, e até bem pouco tempo era um antigo sonho da comunidade dos bairros Malhada da Areia, Codevasf, Argemiro e Antonio Conselheiro. A via recebeu todo um sistema de drenagem que conta com manilhas de mais de um metro e meio, elevação da rua ao nível das casas, sistema de escoamento de águas pluviais, retirada de toda a base que era em massapé, implantação de base e sub base com areia, pavimentação asfáltica, linha d’água, meio fio e calçada.
Por Gardennia Garibalde/SEDUH