O técnico da seleção brasileira, Dunga, esteve nesta terça-feira no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, acompanhando a vitória do Real Madrid sobre a Roma por 2 a 0 pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.
E, em entrevista concedida ao canal Esporte Interativo, após o jogo, praticamente garantiu o craque Neymar, do Barcelona, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. A diretoria do Barça já informou que o jogador só poderá jogar uma competição no meio do ano pela seleção, ou seja, se atuar nos Jogos Olímpicos, está fora da Copa América. E Dunga prefere usar Ney na Rio-2016.
– Se nós pudermos contar com ele… E se for o desejo dele… Então, a gente vai conversar, o Barcelona, a seleção e o Neymar para ver o que é melhor para os três. Eu acho, que pela questão da importância que se dá pela medalha que o Brasil não tem, jogando em casa… Ele vem de uma temporada bastante desgastante. Tem o tempo de recuperar e vir com todo o condicionamento. Não só físico, mas mental também e jogando no Brasil… Depois da Copa do Mundo, não só ele como todos os jogadores querendo vencer dentro de casa. Mas o bom seria contar com ele nas duas – disse Dunga.
Em entrevistas recentes, é bom lembrar, Neymar já deixou claro que tem a vontade de disputar os Jogos Olímpicos do Rio e conquistar a medalha de ouro inédita para o Brasil.
Voltando ao técnico Dunga, ele também justificou a não convocação do lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, para os dois próximos jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias. No dia da convocação, o jogador foi dado por Dunga como machucado, mas tem atuado pelo clube merengue.
– Não é uma questão exclusivamente do Marcelo, tinha outros jogadores voltando de lesão e não dá para você convocar muitos jogadores nessa situação. Quanto ao jogador não gostar de não ter sido convocado, eu pergunto, que jogar gosta de não ser convocado? Mas não tem problema nenhum, não tem nada a ver. Por isso temos uma forma de trabalhar, nós gostamos de falar diretamente com o jogador, não é com o assessor, não é com o procurador. Levamos em consideração o que o jogador nos fala – disse Dunga.
Por fim, o treinador falou sobre a situação do zagueiro Thiago Silva, do PSG, que não vem sendo convocado.
– Jogador que defende a seleção brasileira tem que assumir responsabilidades. Gostam de falar em paizão… Já tenho os meus filhos. Tenho que tratar os jogadores de forma profissional, com respeito. É claro, se trouxermos um jogador para a reserva, ele não vai ficar contente. Posso dizer que quando tivermos a oportunidade de chamar, se estiver em grande fase, não teremos problema para isso. De qualquer forma, temos que pensar em outras opções. Ver o futuro. Temos o Marquinhos, que joga nas duas seleções, olímpica e principal. A verdade é que não posso falar com jogador através da imprensa. Levo em consideração apenas o que ele fala pra mim – disse Dunga.
Abaixo, outros trechos da entrevista.
Casemiro
“Teve uma boa atuação. Alguém tem que carregar o piano no time do Real Madrid. No futebol europeu, principalmente, o torcedor gosta de jogadores que carreguem a bola, mas tem que ter alguém com o papel de suporte. Já esteve conosco na Copa América. Fico feliz em ver um brasileiro fazendo esse trabalho e vendo que ele está sendo valorizado”.