Pelada: 74 anos depois, Fla-Flu volta ao Pacaembu e termina sem gol

Scarpa e Ederson disputam bola
Scarpa e Ederson disputam bola 

Em 1942, Flamengo e Fluminense jogaram pela primeira vez no Pacaembu e o jogo terminou sem gols. Setenta e quatro anos depois, os times cariocas voltaram ao estádio neste domingo com grande expectativa e atraíram mais de 30 miltorcedores, mas, de novo, não conseguiram fazer um gol sequer embora tenham tido um primeiro tempo movimentado.

Apesar da maior torcida do Flamengo, foi o tricolor quem dominou o primeiro tempo. Com maior domínio da bola, o time tinha paciência para atacar procurando espaços que invariavelmente o adversário oferecia. Foi o que aconteceu no segundo minuto de jogo, quando Diego Souza, o melhor da primeira etapa, foi lançado e venceu Cuéllar na velocidade. Ele avançou pelo lado direito e, quase na linha de fundo, cruzou, mas não havia ninguém para concluir.

Embora Muricy Ramalho exija que seus jogadores controlem a partida e tenham maior posse de bola, a estratégia parecia ser outra ontem. O Flamengo era mais objetivo do que o adversário. Em poucos passes chegava ao ataque adversário. Tanto que, com 40% da posse de bola no primeiro tempo, foi o rubro-negro quem mais finalizou: 6 a 3 antes da primeira etapa.

O primeiro gol do jogo quase saiu aos 12 minutos, quando Emerson Sheik cruzou pela lado esquerdo da área. Wellington Silva atentou cortar, mas espirrou o taco. A bola sobrou para Wallace que chutou para defesa de Diego Cavalieri. O zagueiro teve uma outra boa chance quando, aos 32, cabeceou para fora após uma cobrança de falta de Ederson.

O tricolor também teve uma ótima chance em bola levantada na área. Após escanteio cobrado por Scarpa aos 29, Wallacefalhou na marcação e deixou Cícero sozinho para cabecear. A bola passou raspando a trave de Paulo Victor. Aos 36, em ataque perigoso, o time tricolor pediu pênalti quando Gérson chutou e a bola, na entrada da área, bateu no braço de Juan. O juiz não viu intenção do zagueiro de cortar a jogada.

Após irem para os vestiários no intervalo sem gols no placar, Flamengo e Fluminense voltaram para campo sem substituições. Logo no começo da etapa final, aos dois minutos, Scarpa se viu livre na altura da meia-lua após Wallace falhar na marcação e chutou. A bola foi forte, mas Paulo Victor fez boa defesa.

A primeira substituição do jogo foi feita por Levir Culpi aos 12 minutos. Jogador que era dúvida para a partida, Fred saiu para a entrada de Osvaldo. O camisa 9 tricolor sentiu dores na costela no fim do primeiro tempo depois de um choque no alto comJuan. Aos 21, Marcos Júnior entrou no lugar de Diego Souza, que levou cartão amarelo por demorar a deixar o gramado.

Com a segunda etapa de poucas chances, Muricy tentou dar mais fôlego ao time aos 25. Muito aplaudido pela torcida apesar de uma atuação sem muito brilho, Ederson deixou o campo para a entrada de Alan Patrick. Três minutos depois, Marcelo Cirino saiu vaiado para a entrada de Gabriel. No fim, Magno Alves ainda entrou no lugar de Scarpa, mas os times não conseguiram chegar ao gol.

FLAMENGO 0X0 FLUMINENSE

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)

Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Auxiliares: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Michael Correia (RJ)

Público e renda: 28.727 pagantes (30.188 presentes) / R$ 1.374.375,00

Cartões amarelos: Rodinei, Juan (Flamengo); Pierre, Diego Souza, Henrique (Fluminense)

Flamengo: Paulo Victor; Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Cuéllar; Willian Arão, Ederson (Alan Patrick, 25’/2T), Marcelo Cirino (Gabriel, 28’/2T), Emerson Sheik e Guerrero – Técnico: Muricy Ramalho.

Fluminense: Diego Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre e Cícero; Gerson, Diego Souza (Marcos Júnior, 21’/2T) e Gustavo Scarpa (Magno Alves, 40’/2T); Fred (Osvaldo, 12’/2T) – Técnico: Levir Culpi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *