Mesmo sem sua maior estrela, Seedorf, o Botafogo, após um começo ruim, subiu de produção e botou na roda os campeões da Libertadores. No Maracanã, o time dirigido por Oswaldo de Oliveira e comandado por Vitinho em campo, levou a torcida a gritar ‘olé’ no segundo tempo e venceu por 4 a 2 o Atlético-MG, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
– O time está de parabéns. Levamos um gol logo no início, mas conseguimos a virada – comemorou Vitinho.
O Botafogo foi dominado nos primeiros minutos. Logo aos quatro minutos, Fernandinho arrancou do meio de campo, invadiu a área de Jéfferson e tocou rente à trave esquerda do camisa 1 do Botafogo. Aos 12, Pierre lançou Luan na área e a bola bateu em Gilberto e foi para escanteio. A superioridade atleticana foi traduzida em gol aos 20. Após escanteio do Botafogo e soco para fora da área de Victor, a bola sobrou para Luan lançar Ronaldinho. O camisa 10 viu a entrada de Marcos Rocha, livre, na área. O lateral-direito tocou na saída de Jéfferson para abrir o placar.
Com o resultado, o Botafogo garante vaga às quartas de final mesmo que perca por um gol de diferença o jogo da volta, na próxima quarta, no Independência, em Belo Horizonte. Já o Galo – por ter feito gols na casa do adversário – avança se vencer por 2 a 0, 3 a 1 ou por três gols de diferença.
TABELA: Confira os jogos da Copa do Brasil
A rigor, até o Galo fazer 1 a 0, a torcida alvinegra só vibrara quando, aos seis minutos, Lodeiro tocou por entre as pernas de Pierre, na intermediária de ataque. Mas o gol do Galo acordou o time dirigido por Oswaldo de Oliveira. Aos 29, Vitinho (sempre ele) fez jogada pela esquerda, a bola desviou na zaga e sobrou para Alex tocar para Lodeiro. O volante uruguaio pegou de primeira e mandou, colocado, no ângulo de Victor. Era o empate do Botafogo. O gol acordou o time de General Severiano. Dois minutos depois, Vitinho bateu da entrada da área e a bola passou muito perto da trave direita do goleiro atleticano.
Mas o Galo ainda voltou a assustar no primeiro tempo. Ronaldinho cobrou falta por cima do gol aos 42 e, aos 45, o camisa 10 lançou Fernandinho, que obrigou Jéfferson a fazer ótima defesa para escanteio.
Virada no segundo tempo
O Botafogo conseguiu a virada logo aos três minutos do segundo tempo. Vitinho fez ótima inversão para Lodeiro, que cruzou dentro da área, pela esquerda, e Léo Silva tentou cortar, mas fez o gol contra.
Sete minutos depois, o time de Oswaldo de Oliveira ampliou. Alex tabelou com Vitinho e a bola sobrou para Rafael Marques na entrada da área. O atacante pegou de primeira, a bola desviou em Júnior César e balançou as redes de Victor.
O time mineiro parecia ter cansado na etapa final e a equipe adversária quase ampliou aos 23. Rafael Marques tabelou com Alex na área, e Victor saiu bem para tirar o perigo. Seis minutos depois, Ronaldinho cobrou falta na área, e Réver desviou por cima, assustando Jéfferson.
Faltava o gol do melhor jogador em campo. E ele veio aos 39. Pierre saiu jogando mal, Henrique roubou a bola e rolou para Vitinho tocar da entrada da área. Foi o 11º gol do jovem atacante com a camisa alvinegra.
A torcida do Botafogo já gritava ‘olé’ quando, aos 42, Guilherme, que entrara no segundo tempo, diminuiu para o Atlético-MG, após ótimo lançamento de Ronaldinho.
Fonte: O Globo