Rede de Médicos populares em defesa da democracia e do SUS no Dia Mundial da Saúde
Nesse dia 07 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde e no seio de uma conjuntura tensa e delicada para o país e certos da necessidade de nos posicionarmos, nós médicas e médicos atuantes nesta região do sertão brasileiro, apresentamos a Rede de Médicas e Médicos Populares do Vale do São Francisco.
A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) nasceu em março de 2015. Gestada por médicas e médicos independentes de vinculação partidária que anseiam e lutam por um projeto popular para o Brasil e, dentro dele, por um Sistema Único de Saúde que atenda, com qualidade e excelência, a população brasileira e suas demandas de saúde.
Reafirmamos nossa luta para que a população do Vale tenha suas necessidades de saúde atendidas, preservando sua autonomia, sua identidade e sem discriminação de qualquer espécie e por um SUS universal, integral e equânime.
Lutamos contra problemas históricos que interferem na consolidação do SUS. Lutamos contra o subfinanciamento, contra o avanço do capital privado na área da saúde, contra a terceirização dos serviços de saúde e precarização de vínculos das trabalhadoras e trabalhadores independente da sua formação.
Sobre o subfinanciamento, acreditamos ser um problema crônico, de raízes profundas e alicerçadas em um sistema político que já não se sustenta. Entendemos e nos colocamos prontos para o debate em busca de soluções para o problema. Defendemos, assim como ABRASCO e CEBES a PEC01, se não como solução, como medida emergencial para impedir o sucateamento do SUS.
Lutamos incansavelmente em defesa da democracia. Em tempos de ameaça iminente ao estado democrático de direito posicionamo-nos em prol da democracia conquistada com a luta e o sangue de muitas pessoas.
Posicionamo-nos contra a perda iminente de importantes avanços sociais conquistados nos últimos anos. A conjuntura atual do país ameaça diretamente o SUS e o coloca na berlinda, à mercê de interesses de representantes do capital privado que financiaram dezenas de campanhas políticas com o objetivo único de sucateamento da saúde pública e fim de transformá-la em negócio lucrativo.
Somos contra a exploração dos trabalhadores e trabalhadoras e suas consequências nefastas para a saúde dos indivíduos, das comunidades e do meio ambiente e lutamos contra o abuso de agrotóxicos na região.
Lutamos para que nenhum direito conquistado ao logo de muitos anos seja perdido. E que para mais conquistas sejam alcançadas.
Por um SUS de qualidade para todas e todos, levantamo-nos.
Pela democracia, seremos intransigentes na luta. Democracia é saúde!
Rede de Médicas e Médicos Populares do Vale do São Francisco.
Juazeiro/BA;Petrolina/PE
07 de Abril de 2016