Documento NT mostra como José Eduardo virou fenômeno duas vezes na Bahia
“Balanço Geral” é líder de audiência na faixa do almoço
Um velho ditado diz que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Mas nos últimos tempos, essa frase tem sido quebrada em várias áreas da sociedade.
Na televisão da Bahia, não tem sido diferente.José Eduardo já é conhecido do público que assiste a televisão de lá desde sempre, já que atua nela desde 1989. Mas foi a partir de 2007 que virou fenômeno: com uma combinação explosiva de assistencialismo e noticiário policial, o “Se Liga Bocão” chegou a picos de 33 pontos de Ibope na faixa do almoço em seu auge, em 2008. Nas ruas, Zé virou Bocão e uma marca conhecida em todo o país.
Porém, ano após ano, o programa vinha perdendo audiência. Em 2014, quando as derrotas eram frequentes para a TV Aratu/SBT, José Eduardo deixou de ser Bocão e decidiu se reinventar, apresentando o “Balanço Geral BA” no meio-dia.
Pouco a pouco, os números foram subindo novamente, até atingirem seu auge no fim de março deste ano. Foi um pico de 23 pontos de Ibope e liderança com diferença de 12 pontos para a TV Bahia/Globo, com média de 17 em quase três horas de programa. Tudo bem, faltam 10 pontos para o recorde do extinto jornalístico, mas para os tempos de hoje, 23 pontos é algo a se comemorar bastante. Além disso, hoje, o “Balanço Geral BA” é o maior Ibope das atrações locais do meio-dia da Record em todo o Brasil, o que ressalta ainda mais o feito.
Para entender que aconteceu, o Documento NaTelinha foi até Salvador e acompanhou José Eduardo no programa do dia 21 de abril, feriado de Tiradentes. Questionado sobre qual motivo de seu sucesso agora, José Eduardo disse: “Investimos em jornalismo popular, no que o povo quer ver de verdade, com responsabilidade. A equipe da Record também é grandiosa e me ajudou bastante nesse momento especial”.
Num programa de quase três horas, o apresentador celebra matérias mais longas. Em um VT de 14 minutos, ele grita para a equipe: “Matéria de Deus!”. Zé explica a brincadeira: “Eu fico quase três horas ao vivo. Pego um monte de programa da Globo e do SBT, e eu continuo lá, firme e forte. Quando tem uma matéria dessas, eu relaxo, descanso”.
Mesmo com a nova roupagem, admite: ainda é muito chamado de Bocão, e isso não lhe envergonha. Muito pelo contrário: “Eu sei como a marca ‘Se Liga Bocão’ foi forte, e eu me orgulho muito dela. Mas estou em um novo momento, em uma nova vida. E estou muito feliz aqui”.
Chegando em primeiro lugar de audiência frequentemente, José Eduardo completa que sua briga é para ser primeiro lugar na média todos os dias: “É uma briga difícil, puxada, mas eu quero ser primeiro lugar sempre, todos os dias, entrar na casa das pessoas e ficar de vez. Hoje, lideramos a partir do ‘Jornal Hoje’ e ganhamos sempre do ‘Vídeo Show’. Agora quero ganhar do resto. Eu sei que posso ser primeiro lugar, e vou atrás”.