Celpe diz que não teve responsabilidade pelo “apagão” desta quinta-feira
Por meio de nota oficial, a Celpe se antecipou à Chesf e informou aos consumidores de energia elétrica de Pernambuco que nada teve a ver com o “apagão” iniciado por volta das 15h desta quarta-feira, que atingiu todos os Estados do Nordeste, à exceção do Maranhão.
O “apagão” teria sido ocasionado por um problema numa linha de transmissão no Estado do Maranhão mas até às 18h – horário em que a energia na capital pernambucana foi restabelecida – não havia informação oficial sobre o assunto.
Entre às 15h e às 18h, o trânsito no Recife, que normalmente já é ruim, ficou absolutamente caótico devido ao grande número de semáforos apagados.
Veja, abaixo, a defesa preventiva apresentada pela direção da Celpe: “A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que a interrupção de energia tem origem fora do sistema da distribuidora, afetando a Região Nordeste do País”.
“A Celpe aguarda informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre as causas da ocorrência”.
É mais um “apagão” que ocorre na gestão do ministro Édison Lobão (Minas e Energia), a quem a presidente Dilma Rousseff certamente cobrará explicações nesta quinta-feira. (Inaldo Sampaio)