Comissão do Senado debate transposição do Rio São Francisco

comissao-senado-transposicao

Com a participação dos senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Humberto Costa (PT-PE), a comissão externa do Senado que acompanha as obras de transposição do Rio São Francisco promoveu debate nesta sexta-feira (30) em Serra Talhada, Pernambuco. Antes da audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Serra Talhada, os parlamentares visitaram trechos da obra no município de Custódia.

Relator da comissão e autor da proposta da audiência pública – à qual também compareceram políticos da região e representantes do Ministério da Integração e da Procuradoria da República -, Humberto Costa disse ser necessário ouvir as demandas da sociedade sobre o empreendimento.

– Tivemos um evento muito positivo porque, especialmente em uma época como essa em que sofremos com a seca, sabemos como é importante fazer com que, o mais rápido possível, a gente tenha água nas torneiras da população sertaneja – afirmou.

Vital do Rêgo, presidente da comissão, também defendeu o trabalho do colegiado, diante das dimensões da obra e do prejuízo decorrente de sua paralisação.

– O Senado precisava, por ser a Casa federativa, dar um sinal de alerta de que não poderíamos ficar sem prazo e um cronograma específico da obra.

Instalada em 2012, a Comissão Externa para Acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco é composta de cinco senadores titulares e cinco suplentes. Em 7 e 8 de março a delegação visitou obras da transposição no chamado eixo norte, ouvindo membros do governo federal, representantes de órgãos de controle e das empresas envolvidas na construção.

Em 19 de abril a comissão visitou o eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba – naquela região, as obras começaram em 2008, mas apresentaram vários problemas que levaram a atrasos no cronograma. Na ocasião, Humberto Costa informou em Plenário que, segundo o novo calendário previsto pelo Minisério da Integração Nacional, até setembro de 2014 deverão ser entregues 100 km de canal com água. (Agência Senado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *